Na construção das sociedades contemporâneas, a expressão terceira idade tornou-se popular, principalmente nas últimas décadas. Ela se refere especialmente àquelas pessoas que não atingiram uma velhice muito avançada e que ainda gozam de boa saúde. No Brasil, muitos grupos e programas voltados para a terceira idade, baseiam-se em uma clareza a respeito dos indivíduos nesta fase da vida, a saber:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Este artigo trata do surgimento histórico das noções de velhice e terceira idade como categorias identitárias atreladas ao processo de envelhecimento. A origem de tais noções está na combinação complexa de fatores como saberes médicos e sociais, agentes de gestão, movimentos políticos e interesses econômicos. Como velhice e terceira idade são identidades etárias historicamente determinadas, analisam-se os fatores que determinaram sua ascensão e sua legitimação. A velhice surge como categoria etária quando o corpo velho é tomado como objeto de estudo e quando os sistemas de aposentadoria são implementados. A terceira idade aparece como categoria etária com a especialização dos agentes de gestão do envelhecimento, o discurso reivindicador da gerontologia social e os interesses da cultura do consumo. Essas categorias são postas em campo para identificar, definir e, mais recentemente, transformar o processo de envelhecimento contemporâneo.
Resposta:
Faltaram as alternativas para a pergunta:
1) Na construção das sociedades contemporâneas, a expressão terceira idade tornou-se popular, principalmente nas últimas décadas. Ela se refere especialmente àquelas pessoas que não atingiram uma velhice muito avançada e que ainda gozam de boa saúde. No Brasil, muitos grupos e programas voltados para a terceira idade, baseiam-se em uma clareza a respeito dos indivíduos nesta fase da vida, a saber:
a) a ideia de que pessoas idosas não precisam lidar com danos e perdas.
b) a noção de que pessoas nesta faixa etária não devem exercer atividades físicas.
c) a percepção de que os idosos não possuem condições para manter um convívio social.
d) a tendência a considerar a terceira idade como uma fase de maior produção profissional e intelectual.
e) a sensação de que na velhice ainda existe espaço para a realização pessoal
Explicação:
RESPOSTA CORRETA: alternativa E
De fato, a organização das atividades para a terceira idade requer justamente as expectativas dos idosos quanto à realização e satisfação pessoal.