História, perguntado por AlanaPereira11, 1 ano atrás

URGENTE!!!!!!

" Todo poder vem de Deus .Os governantes , pois , agem como ministro de Deus e seus representantes na terra. Consequentemente , o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus " . ( Jacques Bossuet , POLÍTICA TIRADA DAS PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA , 1709 )

"(...) Que seja prefixo à constituição uma declaração de que todo o poder é originalmente concedido ao povo e , conseguintemente , emanou do povo" . ( Emenda constitucional proposta por Madison em 8 de junho de 1789)

Explique a concepção do Estado em cada um dos textos.

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
55
O primeira texto faz referência ao Absolutismo, nas palavras de Bossuet um de seus teóricos, sistema no qual o rei é rei por Deus.

O segundo faz referência ao sistema de democracia (liberal mais especificamente) onde o governo não é justificado de maneira divina mas onde o líder é alguém que conseguiu o apoio do povo, já que o poder está nele.

:)
Respondido por triskelionxw
0

Resposta:

Explicação abaixo

Explicação:

A - No primeiro texto temos uma concepção centralizada de Estado, justificada como sendo uma manifestação direta da vontade divina, de modo que não cabe a ninguém duvidar das decisões e do poder divino, que deve ser simplesmente aceito como uma manifestação da vontade divina.

Já no segundo texto há uma concepção republicana de poder, onde o poder é considerado como uma concessão feita pelo povo por aqueles que escolheu para que o representasse, de modo que o poder só deve ser exercido enquanto for da vontade do povo o seu exercício.

B - No primeiro texto o Estado é superior ao indivíduo e cabe ao indivíduo apenas obedecer às ordens e cumprir as decisões que são feitas pelo monarca, enquanto que no segundo texto o indivíduo é responsável pela escolha dos representantes, participando da construção do poder do Estado, não sendo sujeito senão a leis escritas e votadas de acordo com aquilo que é mais justo.

Perguntas interessantes