Na Constituição de 1891, quais grupos sociais estavam excluídos do direito ao voto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Constituição de 1891 foi a primeira Constituição da era republicana.
1.excluiu as minorias e favoreceu os cafeicultores paulistas.
2. Fim do voto censitário ou por renda: seriam eleitores todos os cidadãos. Por outro lado, analfabetos, mendigos, soldados e membros de ordens religiosas não eram considerados eleitores e eram impedidos de votar;
Explicação:
Na Constituição de 1891, não tinha direito ao voto todas as pessoas que não fossem "cidadãos [homens] maiores de 21 anos" e alfabetizados. Excluía-se também os mendigos, praças (militar) e religiosos que fez voto de obediência e renunciou sua liberdade individual.
A Constituição de 1891 e o Voto
A Constituição de 1891 foi a segunda lei fundamental do Brasil, a qual pôs fim à monarquia constitucional, criando uma república, com governo presidencialista e divisão trina dos poderes políticos: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Essa constituição também acabou com o voto censitário, passando a não exigir mais a comprovação de renda para ter direito ao voto. No entanto, só os homens com mais de 21 anos podiam votar, excluindo-se uma série de pessoas, como as mulheres.
Também não podiam votar o homem maior de 21 anos que fosse mendigo, analfabeto, praça de pré (militar) ou religioso que fez voto de obediência.
Continue estudando sobre direito ao voto em: https://brainly.com.br/tarefa/53276575
#SPJ2