Na condição de gerente de Jorge, e tendo sido comunicado por três funcionários da equipe sobre as atitudes do supervisor, como você conduziria a situação? Elabore um relatório de no mínimo 6 e no máximo 20 linhas apresentando suas ações diante do supervisor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
-
Explicação:
Partindo de uma condição de gerente, frente a situação apresentada, uma intervenção verbal seria o primeiro passo para entender sobre a situação que Jorge está vivenciando, principalmente porque ele apresenta uma boa relação com o trabalho, visto que ele é inclinado a uma busca de melhora profissional na condução de uma equipe. Segundo Bandura, Azzi e Polydoro (2008) a autoeficácia consiste na instrumentalização que as pessoas fazem quando tomam a sua autoconsciência e a utilizam para controlar suas ações exteriores. Na situação que Jorge se apresenta o mais indicado seria uma intervenção na sua autoconsciência, pois, cada pessoa passa por um incômodo nas suas escolhas quando for algo que difere da sua autoconsciência, da maneira com que pensa de si, da forma com que habitualmente se comporta, e o resultado na situação de Jorge foi a perca da paciência levando-o a expressões de raiva e frustação. Esse sofrimento despertado pela inconsistência da autoconsciência com sua atitude impactou algo ou alguém gerando condições psicológicas no momento de reagir. O primeiro passo para Jorge seria a autorreação como consequência do processamento de julgamento, pode ser de sua própria avaliação, positiva ou negativa. Suas autocrenças as fazem ter certo controle do pensar, sentir e agir, que por sua vez impactarão em como se comportarão.
Resposta: A resposta esperada
Explicação:
O texto a ser elaborado pode ser conforme o seguinte:
"Jorge deve considerar utilizar a autoconsciência e se autoanalisar: ter a percepção de si, de quais situações o levam ao estresse, o que faz com que se comporte da maneira como o fez. Ele precisa saber o que está causando seu incômodo, e só questionando a si mesmo, sua consciência, é que pode encontrar as respostas. Diante disso, também precisa levar a ação no seu âmbito externo e promover autoeficácia (ou seja, considerar que sua crença em si, de como pode ser um bom líder, pode levá-lo a se tornar um). Considerando ainda a autorregulação, ele precisa se auto-observar, e pode fazer isso verificando como pode ter mais qualidade na sua atuação profissional, como pode ser um líder autêntico e ético. Também deve processar autojulgamento, considerando um padrão de comparação com outro líder que ele entenda ser exemplar, baseando-se em normas e comparações sociais, e entender que isso pode atender ao valor que ele tem, seu lócus interno. Por fim, como autorreação, deve verificar o resultado positivo que ele pode ter, a recompensa que terá com o sucesso na liderança e seu crescimento profissional."