Na concepção de Baudelaire, poeta francês precursor do simbolismo, os diversos elementos que compõem o mundo natural e o mundo metafísico têm afinidades, se correspondem.Para os simbolistas, esse jogo de correspondências de elementos díspares é percebido pelo poeta e traduzido por meio das sinestesias, recurso que consiste na fusão de duas ou mais sensações percebidas pelos órgãos dos sentidos ( visão, olfato, paladar, audição e tato).Identifique, nos textos 1 e 2, trechos que exploram a linguagem sinestésica e indique os órgãos sensoriais neles envolvidos.
Soluções para a tarefa
Olá!
Os textos 1 e 2 aos quais se refere o enunciado do exercício, ambos de Crus e Sousa, seguem abaixo. Os trechos que contém exploração da linguagem sinestésica estão em destaque, seguidos dos órgãos sensoriais nela mesclados.
TEXTO 1
Siderações
Para as Estrelas de cristais gelados (visão com tato)
as ânsias e os desejos vão subindo,
galgando azuis e siderais noivados,
de nuvens brancas a amplidão vestindo...
Num cortejo de cânticos alados (audição com visão)
os arcanjos, as cítaras ferindo,
passam, das vestes nos troféus prateados,
as asas de ouro finamente abrindo...
Dos etéreos turíbulos de neve
claro incenso aromal (visão com olfato), límpido e leve,
ondas nevoentas de Visões levanta...
E as ânsias e os desejos infinitos
vão com os arcanjos formulando ritos
da Eternidade que nos Astros canta...
TEXTO 2
Música da Morte
"A Música da Morte, a nebulosa,
estranha, imensa música sombria,
passa a tremer (audição e tato) pela minh'alma e fria
gela, fica a tremer (audição e tato), maravilhosa...
Onda nervosa e atroz, onda nervosa,
letes sinistro e torvo da agonia,
recresce a lancinante sinfonia,
sobe, numa volúpia dolorosa...
Sobe, recresce, tumultuando e amarga,
tremenda, absurda, imponderada e larga,
de pavores e trevas alucina...
E alucinando e em trevas delirando,
como um ópio letal, vertiginando,
os meus nervos, letárgica, fascina..."
Espero ter ajudado, um abraço! :)