Depois de analisar os Materiais 1, 2, 3 e 4 e estabelecer uma relação entre eles, você deverá elaborar um texto de até 15 linhas, apresentando ao seu leitor, uma explicação a respeito do porquê do Brasil atingir as metas estabelecidas para o Ideb, considerando que essas metas são determinadas pelos resultados obtidos no Pisa. Seu texto deve ainda esclarecer por que o Brasil vai mal nessas provas, considerando a tirinha do Calvin.
Soluções para a tarefa
Rumo a uma nova Política de Avaliação
Com o desdobramento da implantação de uma efetiva política de avaliação educacional o Brasil hoje abrange diferentes programas, como: o Sistema Nacional de Avaliação/SAEB, A Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/IDEB, todos estes sistemas juntos, formam um grande sistema de avaliação da qualidade da educação brasileira. Que consiste em cada vez mais aprimorar a reorganização e a reformulação da educação no Brasil, Segundo Castro Maria Helena (2009), “o grande desafio agora é saber usar os resultados obtidos para melhorar a aprendizagem. A experiência internacional, assim como a brasileira, mostra que as ações mais eficazes para a melhoria da qualidade do ensino são as focadas na aprendizagem e na escola”.
Devemos aprimorar instrumentos que venha a despertar maior interesse dos alunos a busca do conhecimento. Lendo artigos e analisando estudos percebemos que o Brasil tem atingido as metas nacionais, porém deixamos a desejar quando somos avaliados pelo principal programa internacional, PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), pois o Brasil na sua última avaliação ficou em penúltimo lugar apenas na frente da Indonésia. Fato este que se dá por uma melhor política educacional dos países mais estruturados na educação. Com a implantação da nova base curricular nacional daremos maior oportunidade aos alunos da escolha das disciplinas que irão ajuda-los em suas futuras profissões. Com isso tornando-se mais agradável estudar as disciplinas de seu interesse, levando o aluno a não pensar em uma ditadura mais sim em uma liberdade de escolha. Concluímos que desta forma o Brasil irá melhor tanto nas provas nacionais tanto quanto nas avaliações internacional.
Texto escrito pelo Professor: Marcos Leite.
Olá!
Apesar do investimento nos anos anteriores ao ano de 2018, pouco foi, de fato, idealizado sobre o assunto. Ou seja, pouco foi feito em relação as politicas públicas sobre a educação. Para isso a Base Nacional Comum Curricular serve para a orientação do professor para o ensino.
A falta de estruturação em relação a formação do professor e a falta de atratividade na carreira, assim como a falta de uma politica de plano de cargo para os professores, com cursos especializados e benefícios, também afeta diretamente no desempenho da educação nos rankings.
Espero ter ajudado.