Na compreensão estruturalista sobre os fenômenos sociais, eles são produzidos pelo conjunto de agentes sociais. Há uma relação entre ação e reação. Nesse ambiente de reforço de determinados comportamentos, consolidam-se os valores morais, princípios que se expressam no comportamento, em seu estímulo. Conforme a sociedade vai se tornando mais complexa, as instituições, os agentes sociais se multiplicam, e o condicionamento dos fenômenos sociais também se tornam complexos. Dessa forma, vai se tornando difícil entender a lógica do comportamento social apenas pela sua aparência. Durkheim avalia a divisão do trabalho como a maior demonstração de solidariedade dentro do corpo social. Em suas teses, considera dois tipos de solidariedade dentro da coletividade humana, a Solidariedade Mecânica e Orgânica. Nesse sentido, analise as alternativas e assinale a que define de forma correta os dois tipos de solidariedade mencionados anteriormente
Alternativas
Alternativa 1:
A Solidariedade, seja ela Mecânica ou Orgânica, é a contribuição voluntária e consciente do indivíduo em relação à sociedade. O indivíduo age em benefício do outro, saindo de sua particularidade para atender à demanda social.
Alternativa 2:
As duas são estabelecidas dentro da divisão do trabalho social. A primeira, a Mecânica, fala exclusivamente da dependência econômica entre os indivíduos. Já a Solidariedade Orgânica se refere às ligações biológicas e culturais.
Alternativa 3:
Os principais elementos da Solidariedade Mecânica e Orgânica são os sentidos da dependência entre as pessoas. Enquanto a Mecânica é automática, fazemos porque temos que fazer, na Orgânica, há uma consciência de nossa dependência social.
Alternativa 4:
As duas solidariedades estão ligadas à economia, o que aproxima Durkheim das teses de Karl Marx. Para o estruturalista, quanto mais complexa e industrializada, a sociedade se caracteriza. Mas a Solidariedade Mecânica se impõe sobre a Orgânica.
Alternativa 5:
A Solidariedade Mecânica liga o indivíduo diretamente à sociedade, enquanto a Solidariedade Orgânica é entendida na complexidade das relações sociais em sua divisão do trabalho social, na qual o indivíduo é apenas um componente dentro da complexa cadeia de dependência.
ronyycandido:
QUAL É A RESPOSTA
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa 5 está correta.
A solidariedade se constituiu com uma condição emocional que une as pessoas para o bem-comum. A ordem social deve ser mantida pelo sentido moral que as pessoas dão aos seus atos.
Relacionada a uma ordem social, a solidariedade é a interdependência entre os fenômenos sociais. Os seres humanos, em seu conjunto, fazem parte da solidariedade, nem sempre consciente.
A solidariedade é típica das instituições filantrópicas a procura da melhora da vida coletiva. Para o pensador francês, as instituições de caridade deveriam ser o modelo de inspiração da vida social.
Perguntas interessantes