Na comparação com as florestas de climas temperados, as florestas tropicais são mais densas e apresentam menores flutuações sazonais no fluxo de carbono, constituindo importantes estoques de carbono que contribuem para a estabilidade do clima global. Elas também abrigam cerca de 50% da biodiversidade terrestre e desempenham um papel fundamental para regular a oferta de recursos hídricos e para a conservação dos solos. Conforme as informações do texto anterior e os conhecimentos sobre a relação entre as florestas, os ecossistemas e o clima, o desmatamento nas florestas tropicais resulta em a) diminuição da emissão de gases, sobretudo do gás carbônico (CO2), causadores do efeito estufa (GEE). b) proteção do habitat de espécies da fauna e da flora, aumento de solos férteis e redução da erosão. c) redução da umidade do clima local, o que pode afetar o fluxo das chuvas, causando longos períodos de estiagem. d) redução do efeito estufa, pois na queima das matas o carbono absorvido pelas plantas retorna à atmosfera.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa correta. c) redução da umidade do clima local, o que pode afetar o fluxo das chuvas, causando longos períodos de estiagem.
Dentre as opções, somente a C encontra-se incorreta, pelo fato de que o desmatamento é capaz de levar à redução da umidade circulante, levando a menor possibilidade de chuvas.
Além disso, a vegetação é fundamental para o processo de sequestro de dióxido de carbono, e sua manutenção, é capaz de permitir a liberação de CO2 para a atmosfera, acumulando ainda mais o processo de efeito estufa, levando ao aquecimento global.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás