Na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, uma empresa, na qual passada por reformas, contratou dois profissionais de segurança privada e Mário, um dos contratados, comemorava o primeiro emprego após a formação no curso de Gestão em Segurança Privada. Depois de alguns dias de trabalho, a obra ainda estava em andamento e no local havia cabos energizados de alta tensão aguardando o desligamento para um reposicionamento. O clima estava úmido devido à forte chuva na noite anterior e Mário estava próximo ao campo elétrico. Por volta das 15 horas, devido a essa aproximação ele recebeu uma descarga elétrica e o choque o fez cair de uma altura de aproximadamente 4 metros.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O choque elétrico é uma condição grave resultante da passagem de uma corrente elétrica pelo corpo da vítima. Pode causar uma série de complicações, entre elas, parada cardiorrespiratória (PCR).
PORQUE
II- A corrente elétrica ao passar pelo corpo, pode comprometer o seu funcionamento, afetando os órgãos além de causar sérias queimaduras. As queimaduras, devido a sua gravidade, devem ser prioridade do socorrista ao atender uma vítima grave de choque elétrico.
A respeito das asserções e a relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
I- O choque elétrico é uma condição grave resultante da passagem de uma corrente elétrica pelo corpo da vítima. Pode causar uma série de complicações, entre elas, parada cardiorrespiratória (PCR).
R: "O choque causa a inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração, provocando parada respiratória e também alteração no ritmo cardíaco, podendo produzir fibrilação ventricular e uma consequente parada cardíaca." (Página 95).
- Sobre a assertiva II, não vi nada a respeito no livro da disciplina.
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
O choque causa a inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração, provocando parada respiratória e também alteração no ritmo cardíaco, podendo produzir fibrilação ventricular e uma consequente parada cardíaca.