Química, perguntado por viniciosprisma, 11 meses atrás

Utilizando o modelo atômico de rutherford-bohr, explique as cores presentes nas auroras
Foto em anexo

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
70

De acordo com o modelo atômico de Rutherford-Bohr, em um átomo existem sete camadas ou sete órbitas circulares onde os elétrons permanecem, cada uma com seu respectivo número de energia.

As camadas mais próximas do núcleo apresentam baixa energia e quanto mais distante do núcleo, mais energética é a camada. Quando um elétron  passa para uma órbita mais externa, ou seja, com maior nível de energia, tal elétron se encontrará em seu estado excitado.

Para que um elétron seja promovido a um nível maior de energia ele precisa absorver um fóton (quantum de energia) de algum meio externo. No caso das auroras boreal e austral, os ventos solares possuem partículas carregadas e com alta energia provenientes do sol. A colisão entre os elétrons presentes nos ventos com os átomos que compõe as moléculas da atmosfera (tais como gás nitrogênio - N2 - ou gás oxigênio - O2 - dentre outros), promove os elétrons  para um estado mais energético, conhecido como estado excitado de energia, através de uma transição eletrônica.

Quando estes elétrons em estado excitado retornam a um nível de menor energia, os mesmos liberam energia na forma de ondas eletromagnéticas, como, por exemplo, a luz visível, que é percebida por nossos olhos como uma coloração brilhante no céu conhecida como aurora polar.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes