Na chegada da criança à escola, o fato de distanciar-se do familiar que a acompanhou e de iniciar sua jornada no centro é um momento que tem grande influência em seu projeto de adaptação: cada criança e família o vê de uma maneira diferente, com mais ou menos preocupação. Portanto, devemos ter um cuidado especial, sobretudo com as crianças menores, ao iniciar qualquer processo de escolarização nessa etapa.
BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil / Eulália Bassedas, Teresa Huguet & Isabel Solé; trad. Cristina Maria de Oliveira. – Porto Alegre : Artmed, 1999.
Sobre o momento da acolhida da criança na escola, analise as afirmativas abaixo:
I. No momento da acolhida, a criança vê a relação que há entre a escola e a família.
II. A escola precisa ter condições e estar preparada para atender tranquilamente a chegada da criança, de maneira individual.
III. É conveniente oferecer diferentes possibilidades de jogo ou atividades tranquilas para que as crianças possam incorporar-se livremente à atividade que queiram.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, II e III.
c. I, apenas.
d. II, apenas.
e. I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
b. I, II e III.
De fato, as crianças passam a procurar o estabelecimento de vínculos entre a escola e a família desde o primeiro contato, uma vez que a criança procura estabelecer condições de segurança para a sua atuação dentro da instituição escolar.
Diante disso, é papel da escolar iniciar o processo de acolhimento por meio de atividades fáceis e tranquilas, para que aos poucos as crianças e os jovens reconheçam a segurança e a permanência no local.
Perguntas interessantes