ENEM, perguntado por rebecacirqueira7542, 1 ano atrás

Na charge, Mafalda faz um alerta referente a tecnologia nuclear. A preocupação de Mafalda é pertinente na medida em que a) a bomba atômica necessita, para sua produção, de urânio enriquecido em, ao menos, 90%, o que é extremamente fácil para os países ricos desse mineral, inclusive muitos se sustentam com sua exportação bruta ou com a tecnologia para enriquecimento. b) as usinas que fazem o processo de enriquecimento do urânio possuem milhares de centrífugas, e uma equipe, por mais qualificada que seja, não tem capacidade de coordenar a operação, sendo o risco de explosão iminente. c) a rotação em velocidades extremas, uma das partes do processo de enriquecimento do urânio, separa os seus átomos, mas esse delicado processo é feito por pessoas desqualificadas, que não garantem a segurança da operação. d) o urânio é extraído de pedreiras ou de minas, misturado a outros elementos, sendo esse mineral bruto altamente tóxico e explosivo, de difícil manipulação, mas amplamente explorado por países sem tecnologia adequada. e) o enriquecimento de urânio, explorado hoje por alguns países, permite a produção de combustível para alimentar uma central nuclear, assim como material para a carga de fissão de uma bomba atômica.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
0

Olá, tudo bem?


A alternativa correta é a E.


O raciocínio foi por exclusão, pois a preocupação principal e Mafalda é com o perigo das guerras entre as nações, que com apenas um apertar de botão, ato tão banal, pode dizimar populações inteiras.


As alternativas B, C e D são excluídas preliminarmente por atestarem falta de capacidade dos profissionais que manipulam compostos nucleares, falta de preparo dos países e, ainda, perigo na manipulação dos materiais. Nenhuma dessas afirmativas procede.


A alternativa A é excluída por trazer a “facilidade” na manipulação do urânio, que não é verdade, pois deve seguir uma rígida lista de diretrizes para tanto.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes