Biologia, perguntado por olieteapsilva, 6 meses atrás

Na bovinocultura leiteira, a criação de bezerras muitas vezes é deixada de lado por não proporcionar ganhos imediatos, mas o futuro da empresa rural leiteira depende das próximas gerações de vacas adaptadas às condições da propriedade. Dessa forma, em uma propriedade no planalto norte de Santa Catarina uma bezerra da raça Jersey nasceu com 30 kg de peso vivo no dia 1º de abril às 06h00. O seu desmame foi dia 31 de maio.
ual seria a dieta recomendada da bezerra para esse período?
b) Quais seriam os cuidados de manejo no pós parto?
c) Em que momento deveria fornecer feno para a bezerra?
d) Qual a quantidade ideal de água que deve ser fornecida para ela?


marcianojc: Resposta pleaseee

Soluções para a tarefa

Respondido por jcwcaroline
0

Resposta:

a) Os primeiros cuidados iniciam antes do nascimento da bezerra. Atenção especial deve ser dada a vaca gestante para que tenha uma nutrição adequada. Principalmente, 30 dias antes do parto, no final do período seco de 60 dias, essa vaca deve ficar em um piquete maternidade, com uma dieta pré-parto apropriada, com pasto baixo, água e sombra, preferencialmente perto das instalações para que possa ser observada periodicamente.

Ao nascerem, as bezerras não possuem anticorpos suficientes, desta forma ficam sensíveis a diversas doenças. É fundamental nas primeiras horas de vida realizar adequadamente a colostragem. É recomendado que as bezerras recebam colostro nas primeiras horas de vida (até 12 horas após o nascimento), na quantidade de no mínimo 10% do seu peso corporal.  

O desmame deve ser realizado quando a bezerra estiver consumindo 1,5% do seu peso em concentrado por três dias consecutivos.

A principal função do fornecimento de concentrado é o desenvolvimento das papilas do rúmen, graças à produção de ácidos graxos voláteis oriundos da fermentação do concentrado, o que fará com que a bezerra comece a ruminar mais rápido e, em consequência, consuma e aproveite os nutrientes da pastagem e do feno de forma mais eficiente.

Este concentrado pode ser fornecido a partir da primeira semana de vida. O desmame deve ser feito quando a bezerra consumir por três dias consecutivos a quantidade de 0,7 kg de concentrado por dia, conforme a raça Jersey.

b) Além disso realizar a limpeza do focinho logo após o nascimento, lavação da glândula mamária da vaca, cura do umbigo, pesagem e identificação. A cura do umbigo é muito importante e a sua cicatrização rápida é um fator fundamental para evitar a entrada de infecções. Após o nascimento, o umbigo deve ser cortado a cinco centímetros e desinfetado com iodo a 10% a cada 12 horas, por um período de, no mínimo, três dias. O umbigo não deve ser amarrado. Também é importante fazer a descorna para evitar acidentes com o tratador e com outros animais. A descorna deve ser feita quando a bezerra tiver cerca de 30 dias de vida, com ferro quente, pasta química ou cauterizador elétrico. Outro detalhe importante a se destacar é que as tetas supranumerárias, ou tetas extras, em número maior que quatro, podem atrapalhar a ordenha, além de representar mais um local para a contaminação de microrganismos causadores de mastite.

É bom que se faça esse procedimento de extração das tetas extras cedo, por volta dos 30 dias, com equipamentos e instrumentos adequados pelo médico veterinário. O ideal é que permaneçam as quatro tetas melhor posicionadas para facilitar a ordenha.

c) Em relação ao feno, o seu consumo precoce permite o desenvolvimento mais rápido da musculatura do rúmen, podendo ser fornecido a partir dos 30 dias de vida. Um bom feno deve ser colhido no ponto ótimo de pastejo e não no de maior produção de massa. Em geral, o feno é feito de alfafa, aveia, azevém, coastcross, tifton e estrela africana.

d) É importante que a água esteja disponível à bezerra para suprir a falta de saliva e estimular o consumo de concentrado. Também se deve observar a limpeza dos bebedouros, pois só o fato de limpar o bebedouro estimula a ingestão de água. As bezerras podem ingerir 10% do peso vivo por dia, de acordo com a temperatura e o tipo de alimento consumido.

Explicação:

Perguntas interessantes