Na atualidade, as reflexões sobre as identidades têm sido revisitadas tanto pelas discussões acadêmicas quanto pelas ações e iniciativas por meio da política e dos movimentos sociais. Por meio desses movimentos de mudanças, podemos encontrar novos olhares, metodologias e teorias voltadas a capturar a complexidade envolvida com o tema da identidade. Com relação às perspectivas consideradas clássicas, a noção de identidade como algo fixo e imutável vem sendo objeto de críticas. Disserte sobre as identidades pós-modernas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta Esperada:
As identidades não são unificadas, antes, são percebidas como diversas, mutáveis e relacionadas ao contexto social em que são vividas com relação aos sistemas simbólicos e classificatórios, onde são encontros sentidos para as posições sociais dos sujeitos.
Em nossa época, as pessoas assumem suas posições de identidade e se identificam com elas. O atual contexto estimula as posições de identidade, fontes para produção de identidades locais ou novas identidades, ao longo de uma larga gama de outras diferenças.
A identidade pós-moderna não tem uma identidade fixa, essencial ou permanente, sendo formada e transformada continuamente.
O sujeito foi filosoficamente abalado e questionado, tornando-se descentrado e fragmentado, onde a identidade é algo contraditório.
As tensões e conflitos entre as diferentes identidades também se amplificaram, já que as identidades também possuem um caráter político, caráter relacional e caráter posicional .
Um elemento importante nesse processo social de identidades pós-modernas é a diferença. A produção social da identidade é marcada pela diferença, sustentada pela exclusão dos diferentes.