Na atividade anterior trabalhamos sobre a questo da Discriminaclo com relacios mulher dentro do pensamento filosofico, algo que ens muito marcante. Mas vimos também que essas mulheres no longo da históna da filosofia se enfatiman como criaturas humanas que procuraram pela sabedoria e trilharam os passos da ciência, onde várias delas tiveram e tem um destaque muito importante dentro da filosofia Agora é com você escolha uma destas mulheres e conte um pouquinho da sua trajetória de estudos que contestava a ordem patriarcal de sua época.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hannah Arendt importante filósofa alemã do século XX
-Principais ideias e linhas de análise em suas obras:
• Hannah Arendt se destacou por desenvolver uma forma de reflexão política inovadora. Nesse sentido, ela desafiou conceitos tradicionais e convencionais como, por exemplo, a questão da existência da direita e da esquerda na política.
• Em 1951, lançou seu primeiro livro: Origens do Totalitarismo. Nele, ela analisou as origens dos regimes totalitários de Hitler (na Alemanha) e da Stalin (na União Soviética), apontando-os como fenômenos políticos novos. Arendt afirma que esses regimes utilizaram o terror como forma de imposição ideológica para a sociedade.
• Hannah Arendt analisou os diversos elementos sociais que explicam como a sociedade (alemã e soviética) “aceitou” as atrocidades realizadas pelos estados totalitários.
• Analisou as raízes da sociedade moderna. Nesse sentido, destaca-se a análise sobre os significados que as sociedades atribuem à política e a existência.
• Abordou a questão do poder nas sociedades.
Exemplos de frases:
- "Os revolucionários não fazem a revolução ! Os revolucionários são aqueles que sabem quando o poder está na rua e quando eles podem pegá-lo!".
- "Um mundo que tem espaço para o público não pode ser construído apenas por uma geração, ou planejado apenas para os vivos, deve exceder o tempo de vida dos humanos mortais”.
- "A sabedoria é uma virtude da velhice , e só vem para aqueles que não eram sábios nem prudentes em sua juventude".