Na área da saúde, por muito tempo, as crianças foram tratadas como adultos ou, como “adultos em miniatura”, ignorando aspectos específicos da infância, tais como seu crescimento e desenvolvimento, além de características individuais presentes nessa fase. Isso se deve ao fato de que, ao longo da história, a criança ocupou diferentes posições na sociedade e as políticas públicas de saúde voltadas à criança foram se transformando, se adequando tanto ao papel social exercido pela criança como ao perfil epidemiológico e às demandas de saúde de cada época. Pensando em uma assistência integral à saúde da criança, em 1984, foi criado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC).
FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Sendo assim, leia e avalie as afirmações abaixo relacionadas a outra importante conquista no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), instituído pelo Ministério da Saúde em agosto de 2015:
I- Atenção humanizada e qualificada à gestação, parto, nascimento e recém-nascido. Aleitamento materno e alimentação complementar saudável.
II- Promoção e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento integral. Atenção a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas.
III- Atenção à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz.
IV- Atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade. Vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I,II,III,IV
Explicação:
Por que todas as alternativas conferem o direito à saúde das crianças.
A alternativa 5) apresenta as afirmativas corretas em relação Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e as suas conquistas.
A saúde da criança, a partir do desenvolvimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, ganhou maior visibilidade e uma atenção humanizada, como a qualificação dos partes e a difusão de informações importantes sobre aleitamento e alimentação.
A promoção e acompanhamento do desenvolvimento das crianças em todos os níveis, principalmente das crianças que sofrem com doenças cronicas ou em situação de vulnerabilidade, como a violência, a pobreza e a falta de perspectiva de vida.
Espero ter ajudado!