Na Antiguidade, o poeta grego Homero formulou a hipótese de que a luz provinha dos olhos e atingia os objetos, permitindo sua visualização.
BASSALO, J. M. F. A crônica da óptica clássica (parte I): 800 a.C-1665 d.C. Caderno Catarinense de Ensino de Fisica, n. 3, 1986 (adaptado).
Com base nessa hipótese, Homero não podia explicar a(s)
A diferentes cores dos objetos.
B dificuldade de ver no escuro.
C produçao de imagens nos espelhos.
D existência de objetos mais brilhantes.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
A alternativa que apresenta a dificuldade da hipótese formulada pelo poeta grego Homero é:
Alternativa (B)
"Dificuldade de ver no escuro"
Homero, tal como outros gregos do seu tempo, tinham um notável interesse pelo estudo da ótica. Segundo ele, os olhos humanos enxergam os objetos devido à emissão de luzes dos olhos para os objetos.
Esta sua hipótese veio a revelar-se falsa, pois que não conseguia explicar por que razão os olhos humanos não enxergavam no escuro se eles conseguem emitir luz.
Esta formulação ficou conhecida como a hipótese dos raios visuais, e foi rapidamente suplantada por outro filósofo, o Platão, segundo o qual a visão resulta da combinação de três jatos de partículas:
- Um partindo dos olhos,
- Um proveniente do objeto percebido
- Um vindo das fontes iluminadoras
As dúvidas sobre a natureza da visão humana persistiram por mais tempo, até que o físico iraquiano Abu- Ali Al-Hasan Ibn Al-Haytham afirmou que a fonte dos raios luminosos está no Sol e em qualquer objeto luminoso, passando-se assim a considerar a visão como reflexo desses raios para os olhos que observam os objetos luminosos.
Saiba mais sobre este tópico aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19758034