Sociologia, perguntado por pollyanacp17, 1 ano atrás

Na antiga União Soviética, o Estado elaborava e procurava cumprir planos econômicos, numa economia inteira mente controlada pelo Estado. No Brasil, o Estado também elabora e procura cumprir planos econômicos, numa economia em que a iniciativa privada é encorajada. Procure imaginar as diferenças de significado dessa interferência estatal, entre um caso e outro.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1
Olá,

O modelo promovido pela União Soviética deixava o estado responsável por movimentar toda economia. Na prática, ele se mostrou inviável porque o estado não possuía tanto dinheiro para manter as estatais; quanto mais é preciso ter, mais difícil fica administrar e gerar prosperidade.

A burocracia estatal excessiva tende a ser prejudicial para a economia, e o controle do estado, nesse sentido, causou danos à economia soviética. No Brasil, há certo incentivo à iniciativa privada, muito mais do que o caso da União Soviética, sem dúvidas.

Mas no Brasil também há o excesso de burocracias e uma alta carga tributária sobre o custo do trabalhador, o que colabora para manter os índices de desemprego sempre à deriva.

O Brasil possui o conceito de agências reguladoras, já que deixar as empresas "livres" em todos os sentidos já resultou em grandes crises e abusos por parte dos empregadores. Por isso, essas agências buscam controlar desvios de caráter por parte dessas empresas, tal como oligopólios, preços abusivos, trapaças e etc.

É um modelo que na teoria é muito eficiente, mas que na prática, falta melhorar as agências reguladoras, deixá-las imparciais e livre de influências, além de ser necessário desburocratizar o acesso ao emprego e ao trabalho empresarial.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes