Na Alegoria da Caverna, Platão defende que o conhecimento está relacionado à verdade suprassensível. Isto é, a verdade estaria para além da realidade, ou ainda, em uma realidade que antecederia este mundo e determinaria a realidade deste mundo. Para tanto, Platão narra uma alegoria em que os sujeitos estariam agrilhoados e veriam apenas sombras que são reflexos da realidade que está fora da caverna, de costas para esses prisioneiros. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A.
A projeção de imagens representa a realidade deste mundo.
A projeção de imagens representa a realidade deste mundo, que está visível materialmente. A suprassensível se trata de uma realidade além do nosso universo físico, da qual não se pode obter um conhecimento verificável, isto é, essa realidade não seria uma fonte de conhecimento. O conhecimento verdadeiro sobrepõe as opiniões ou sensações e pode ser alcançado a partir do uso de técnicas, criando ou experenciando algo novo, ou seja, é a capacidade humana de aprender. Assim, as sombras simbolizam aquilo que nós vemos neste mundo (o mundo das inteligível) e não a verdade que estaria no mundo das ideias. A polis grega refere-se ao modelo das antigas cidades gregas.
Resposta: Conhecimento Racional sobre o conhecimento vulgar
Explicação: Interpretação do Mito da Caverna
Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.