N1001 04) (F10009317) Leia o texto abaixo. Força de atrito acontece entre duas superfícies e permite o equilíbrio Quando estamos caminhando, na maioria das vezes não percebemos que, para se equilibrar, é preciso pisar firme no chão. Para permanecer em pé, é essencial a força de atrito, como explicou o professor Diego Mendonça, na reportagem de física desta quinta-feira (21), no Projeto Educação. "A força de atrito não é uma força contrária ao movimento, mas contrária à tendência do movimento, à tendência do escorregamento. Quando caminhamos, empurramos o chão para trás, e o chão, por sua vez, nos empurra para a frente. [...]E essa força trocada entre o solo e o pé é exatamente a força de atrito" [...] Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2020. Fragmento. Com base nesse texto, o par de empurrões que ocorre quando se caminha é explicado pela A) Lei da Conservação da Energia. B) Lei da Conservação do Momento. C) Lei da Gravitação Universal. D) Segunda Lei de Newton. E) Terceira Lei de Newton.
Soluções para a tarefa
Resposta: E) Terceira Lei de Newton
Explicação: Força de atrito não é uma força contrária ao movimento, mas contrária à tendência do movimento, à tendência do escorregamento. Quando caminhamos, empurramos o chão para trás, e o chão, por sua vez, nos empurra para a frente. É a TERCEIRA LEI DE NEWTON, ação e reação. E essa força trocada entre o solo e o pé é exatamente a força de atrito.
Segundo o texto, o par de empurrões que ocorre quando se caminha é explicado pela: Alternativa E:
- Terceira Lei de Newton.
O postulado da terceira lei de Newton diz que toda ação gera uma reação igual, mas na direção oposta. Isso significa que ambas forças possuem igual direção, intensidade e sentidos opostos.
A força de atrito é a força que existe entre duas superfícies rugosas em contato, que se opõe ao deslizamento. É gerado devido a imperfeições, em sua maioria microscópicas, entre as superfícies em contato.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/44768247