"Música girassol" Kell Smith
01)Justifique o título da música, aproveitando para sugerir um outro que também seja justificável pelo contexto:
02) O que se pode entender com o primeiro verso da canção? Comente:
03) Você concorda com o quarto verso da primeira estrofe? Justifique sua resposta:
04) O "tá" configura um desvio gramatical ou ele é justificável? Explique seu raciocínio:
05) Podemos afirmar que existe ambiguidade na passagem "Então me viro", situada na terceira estrofe? Justifique seu ponto de vista:
06) Você também costuma usar o seu coração como bússola? Isso é bom ou ruim, afinal? Por quê?
07) Você concorda que "Quase sempre é em desistência que o fracasso se resume"? Explique:
08) Que sentimento / emoção a música despertou em você? Comprove com uma passagem:
09) De que verso você mais gostou? Por quê?
10) Transcreva da canção uma passagem que reforça a nossa mania de nos cobrarmos excessivamente:
11) Que mensagem a música lhe transmitiu?
12) Sabe-se que os girassóis, quando o sol não vem, se voltam uns para os outros, em busca de calor. O que isso revela? Que metáfora isso representa para nós, humanos?
13) Diga a que classe gramatical cada palavra destacada no texto pertence:
14) Faça uma releitura da obra de arte abaixo, chamada "Os girassóis" (1888), do pintor Van Gogh:
POR FAVOR!!!❤
Soluções para a tarefa
1- O título da música "girassol" de Kell Smith, se justifica pelo que a música retrata, a questão que o mundo gira como um girassol, e as pessoas devem se virar para a esperança, assim como o girassol se vira pro sol.
Um título que poderíamos sugerir é "atrás da esperança".
2- Através do primeiro trecho da canção, vemos a reflexão da cantora sobre o modo ruim como o mundo se encontra, onde por mais que façamos o bem, não conseguimos ver o efeito das atitudes que fazemos.
3- sim, concordo com o verso. Pois de fato o mundo anda diferente dos padrões de uma sociedade justa e ética que sempre mencionamos querer.
4- O uso do "tá" é justificável, pois as canções aderem a liberdade de expressão e isso não configura um mesmo a erro. Pois se entende que é uma forma da linguagem gerar um som necessário a canção.
5- O uso do termo "me viro", gera uma ambiguidade, pois passamos a não compreender a direção que a autora menciona.
6- Por vezes uso sim o coração como bússola. É bom pois criamos empatia com a situação, nos colocamos no lugar do outro, antes de agir.
7- Eu concordo com a frase, pois se as pessoas tentam elas já não se tornam fracassadas, pois fizeram seu melhor. Mas quem não tenta, não luta pelos seus sonhos, se torna fracassado, pois nem coragem de lutar pelos seus objetivos ele teve.
8- A música provocou trouxe para mim o sentimento de encorajamento. A música fala sobre força para tentar e fazer o mundo ser melhor, e isso me motivou.
9- O verso que mais gostei foi "Quando já não sei qual é a direção
E tudo que posso é seguir meu coração". Pois mostra que independente da situação, só devimos seguir nossos sonhos e nosso coração.
10- O texto que me mostrou a cobrança que fazemos conosco diariamente foi "Mas, pra dar certo, sei que tenho que acordar tomando atitude".
11- A música me transmitiu a mensagem que um mundo melhor depende de nós.
12- Isso revela que por vezes, sozinhos nós não conseguimos passar por momentos difíceis, mas nas pessoas que nos amam, conseguimos encontrar força para passar por momentos frios, como os girassóis.
13- As palavras mostram a classe gramatical "adjetivo", que atribui sentidos e qualidades figuradas as palavras.
14- A obra de arte nos mostra girassóis vivos e outros mortos, o que nos mostram o fracasso e o sucesso na vida, assim como a música de Kell Smith.
1) O título da música "Girassol", de Kell Smith, pode ser justificado pela formação da palavra "girassol" ("gira"+"sol"). Sugestão de título: "Buscando a luz".
Assim como o girassol, que gira em direção ao sol, as pessoas precisam se virar para a esperança. Isso é necessário porque o mundo gira, muda, se transforma a todo momento.
Devemos, então, girar em direção à luz, representada na letra da canção pelo sol. Isso deve ser feito para encontrarmos a nossa direção. Visto que o mundo está em constante transformação, é necessário que ocorra uma busca por novos caminhos, novas direções.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20400326
2) Com o primeiro verso, podemos entender que nossos resultados estão relacionados às nossas buscas, aos nossos esforços.
O eu lírico está querendo dizer que, se uma pessoa escalar alto, isto é, dar muito de si e vencer muitos desafios, terá uma bela vista. Ou seja, se lutar muito, os resultados virão.
Por outro lado, se alguém ficar apenas na base da montanha, com preguiça e não utilizar sua força, não verá uma vista linda, proporcionada apenas àqueles que se esforçam.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
3) Questão pessoal. Apesar disso, colocarei uma resposta que pode servir de inspiração.
Isso tem sido uma verdade há muito tempo, na minha opinião. Por mais que cada um tente fazer o certo, não sentimos que adianta, pois o mundo parece ser corrupto e sem ética.
A estranheza das pessoas e a loucura do mundo parecem fazer referência às pessoas que agem de forma incorreta, isto é, sem pensar em princípios éticos.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/2504781
4- O uso do "tá" é justificável, pois a canção é escrita de acordo com o registro informal.
Quando nos referimos ao uso da língua, não devemos nos prender aos padrões de certo e errado. Precisamos, antes de tudo, verificar se o uso de dada construção gramatical está de acordo com o contexto de comunicação.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29196951
5) Existe ambiguidade. Pode significar que o eu lírico se vira de um lado para outro, de forma denotativa. Outra possibilidade é uma leitura conotativa, que indicaria que o eu poético conseguiria resolver sozinho a questão.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/39253590
6) Questão pessoal, mas segue uma resposta para te inspirar.
Usar o coração como bússola significa agir por emoção. Quem faz isso pode acabar tomando decisões de forma abrupta, sem pensar nas consequências e isso pode ser negativo.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/39346312
7) Questão pessoal, mas segue uma resposta para te inspirar.
A expressão indica que os fracassos costumam vir de desistências. Por isso, se desistirmos, o fracasso será certo. Além disso, se fracassarmos, é porque desistimos e não porque não conseguimos. Assim, tenhamos coragem e não desistamos!
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/22840907
8) Questão pessoal, mas segue uma resposta para te inspirar.
A música provoca a vontade de não desistir. Ela nos mostra que é necessário fazer a nossa parte. Independentemente de outras pessoas, precisamos buscar seguir o que pensamos ser ético.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/3411534
9)Questão pessoal, mas segue uma resposta para te inspirar.
Gostei do primeiro verso, pois indica que nenhum sucesso é alcançado sem luta. Além disso, demonstra que cada pessoa tem aquilo que merece, pois consegue alcançar as coisas na medida em que luta por elas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/24829874
10) Uma passagem que reforça isso é o terceiro verso da canção. Segundo esse trecho, mesmo que busquemos fazer o correto e dar o nosso melhor, "às vezes não parece adiantar".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/28664082
11) A música me transmitiu a mensagem de que, para que eu viva em um mundo melhor, preciso fazer a minha parte. Não adianta cobrar de outros e não buscar fazer o meu melhor.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/7478037
12) Isso indica que podemos encontrar nos nossos semelhantes a força para continuar, ou seja, a luz, quando não há sol, ou seja, quando as dificuldades acontecem. Assim, metaforicamente, como os girassóis, não estamos sozinhos.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/27636000
13) Seguem as classes gramaticais:
- "o": artigo
- "vista","sol" e "montanha", "desistência", "fracasso", "tempo": substantivos
- "e", "por isso", "porque", "mas" : conjunções
- "certa": adjetivo
- "em", "para": preposições
- "às vezes", "tão","onde", "infelizmente", "menos", "aqui', "ainda", "quase", "sempre", "antes de dormir": advérbios e locuções adverbiais
- "andam": verbo
- "aquela", "me", "mim", "eu": pronomes
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4260645
14) Questão pessoal, mas segue uma resposta para te inspirar.
Ao elaborar a releitura, você pode transformar em elementos não verbais a essência do que foi indicado no texto. Além disso, atente-se aos girassóis da obra de Van Gogh. Veja que alguns parecem que estão mortos. Associe isso ao texto.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/1557708
BONS ESTUDOS!