MÚSICA DE GABRIEL O PENSADOR: UM SÓ
Atividade
01) Justifique o título dado à música:
02) Qual o tema central da canção? Justifique sua
resposta:
03) Transcreva do texto uma rima interna, explicando:
Copie do texto fortes marcas de oralidade:
04) Transcreva da música um ditado popular, explicando sua
função para o contexto:
Interprete o primeiro verso da última estrofe, posicionando-se
sobre isso
05) O que seria "o mapa da mina"
, de acordo com o contexto?
06) Posicione-se sobre os dois últimos versos presentes na
canção, argumentando bem:
o7) Como acordar o gigante que dorme? Por que e para quem
não isso não seria interessante?
08) Que mensagemDe que passagem você mais gostou? Por
quê?
09) Diga a que classe gramatical pertence cada palavra
sublinhada na letra de música:
10)o que a canção transmite? Comente
Soluções para a tarefa
Perguntas sobre a música Um Só, do cantor Gabriel Pensador:
1) O título pode ser justificado pela canção inteira, que fala sobre alguém que veio mostrar que as diferenças podem ser aceitas. O caminho é um só, como diz na canção.
2) O tema central da canção é sobre uma sociedade corrompida, que banaliza a violência e normaliza os crimes.
3) Uma rima interna que explica: "As pessoas em geral nunca estão satisfeitas/ Sempre querendo estar onde não estão/ Se o João tem uma visão e o José não aceita / O José arranca os olhos do João"
Um trecho da música que mostra fortes marcas de oralidade: "Pedro vê José sorrindo e quer vingança por João"
4) Um ditado popular que está marcado no texto é: "E assim, olho por olho e dente por dente". Ele está presente, para falar sobre a vingança que um faz pelo outro, gerando uma onda de violência.
O primeiro verso da última estrofe é: "Sussurrando palavras de união, ê ah", que fala sobre a pessoa que Gabriel canta, que veio ao mundo, trazendo palavras para tentar unir as pessoas, ao invés de matarem umas as outras.
5) Em "o mapa da mina" que Gabriel se refere, é a sociedade que mostra o caminho pelos quais aqueles que dominam o povo devem seguir. Elas mesmas entregam o que eles devem fazer, para dominar o povo.
6) Os dois últimos versos da música falam que devemos olhar uns para os outros e entender que somos imperfeitos. É impossível viver em uma sociedade perfeita, pois, somos todos humanos e passíveis de erros. Temos opiniões diferentes e isso deve ser respeitado.
7) Para acordar o gigante que dorme, é preciso entender que a sociedade é apenas manipulada pelos mais poderosos e que não podemos deixar que isso aconteça. Para os que manipulam as massas, acordar o gigante não seria interessante.
8) A passagem que mais gostei foi: Criando um espaço entre as peças /As peças que unidas seriam espessas. Porque essa passagem mostra que um povo deveria se unir e não aceitar ser manobrado pelos ricos e poderosos que governam o mundo.
10) O que a canção transmite é uma mensagem crítica, para as pessoas entenderem que não devem aceitar ser massas de manobra e aprender a respeitarem umas as outras, sem querer que todos pensem igualmente.
Sobre Gabriel, o Pensador:
Gabriel Contino é seu nome de batismo, mas possui o nome artístico de Gabriel, o Pensador. Ele é um rapper brasileiro, empresário, compositor e escritor.
As músicas de Gabriel contém críticas sociais que dividem opiniões. Logo no início de sua carreira, fez sucesso com a música "To Feliz (matei o presidente)" e fez muito sucesso, sendo censurada 5 dias após o lançamento.
Entenda mais sobre as músicas de Gabriel, o Pensador: https://brainly.com.br/tarefa/9262561
#SPJ2