Artes, perguntado por user926327363927263a, 6 meses atrás

Murilo mendes explique sobre ele​


clarissekkkkjk: nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, dia 13 de maio de 1901. ... Em 1930, Murilo publicou seu primeiro livro de poesias intitulado “Poemas”. Começou a ser reconhecido no meio literário e por esta obra recebeu o prêmio Graça Aranha. Ainda no começo da década de 30, Murilo se converteu ao catolicismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedroandrade0264
5

Resposta:

Murilo Mendes (1901-1975) foi um poeta brasileiro. Fez parte do Segundo Tempo Modernista. Recebeu o Prêmio Graça Aranha com seu primeiro livro "Poemas". Participou do Movimento Antropofágico, que buscava uma vinculação com as origens do Brasil.

Murilo Monteiro Mendes nasceu em Juiz de Fora, em Minas Gerais, no dia 13 de maio de 1901. Iniciou seus estudos na sua terra natal. Entre 1912 e 1915, estudou poesia e literatura. Em 1917 foi para Niterói e ingressou no Colégio Interno Santa Rosa, porém, fugiu do colégio e se recusou em voltar.

Nesse mesmo ano, foi para Rio de Janeiro com seu irmão mais velho, o engenheiro José Joaquim, que o colocou como arquivista na Diretoria do Patrimônio Nacional.

Em 1930, lançou seu primeiro livro "Poemas", revelando nessa primeira fase de sua poesia a influência do Movimento Modernista, quando aborda os principais temas e procedimentos do Modernismo brasileiro dos anos 20, como o nacionalismo, o folclore, a linguagem coloquial, o humor e a paródia. Escreve ainda: “Bumba-Meu-Preta” (1930) e “História do Brasil” (1932).

Explicação: Está aí alguns fatos sobra a vida do poeta Brasileiro Murilo Mendes. Se te ajudei, marque como melhor resposta por favor. Obg e bons estudos

Respondido por eduarda471254
1

Resposta:

Murilo Monteiro Mendes nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, dia 13 de maio de 1901.

Filho de Onofre Mendes e Eliza de Barros Mendes, Murilo passou sua infância em Minas Gerais. Mais tarde, foi estudar em Niterói; e em 1920, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Na cidade maravilhosa trabalhou como Arquivista no Ministério da Fazenda e foi funcionário do Banco Mercantil.

No Rio começa sua carreira literária publicando alguns de seus poemas em revistas que estavam vinculadas ao movimento modernista: “Verde” e “Revista de Antropofagia”.

Em 1930, Murilo publicou seu primeiro livro de poesias intitulado “Poemas”. Começou a ser reconhecido no meio literário e por esta obra recebeu o prêmio Graça Aranha.

Ainda no começo da década de 30, Murilo se converteu ao catolicismo. Alguns de seus trabalhos refletem a questão religiosa.

Murilo casou-se com Maria da Saudade Cortesão. Mas nunca tiveram filhos. Viajou por diversos países da Europa (França, Itália, Bélgica, Holanda, Portugal e Espanha), donde sofreu influências das correntes vanguardistas do cubismo e do surrealismo.

Faleceu em Lisboa, dia 13 de agosto de 1975.

Perguntas interessantes