ENEM, perguntado por Tommazelli, 1 ano atrás

Multicultural é um termo que se refere às características sociais e aos problemas de governabilidade encontrados nas sociedades em que convivem diferentes comunidades culturais, que, por sua vez, tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que mantêm sua identidade original. Já o multiculturalismo refere-se às estratégias e políticas adotadas para governar e resolver problemas relacionados a sociedades multiculturais. Nessa perspectiva, o multiculturalismo crítico privilegia a transformação das relações culturais e sociais institucionais, na qual os significados são construídos e se defende que a diversidade deve ser assegurada no âmbito de uma política crítica, gerando compromisso com a justiça social. O multiculturalismo crítico adota uma agenda política transformadora, reconhece as representações de raça, etnia, classe e gênero como resultado de lutas sociais maiores por significados. Reconhece a importância de promover discussões sobre poder, capitalismo, política e questões raciais.

Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

Considerando os conceitos sobre multiculturalismo, a seguir, avalie as situações propostas e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.

I. O multiculturalismo diz respeito a questões relacionadas à governabilidade para resolver problemas de uma única sociedade.
II. O multiculturalismo crítico defende que a diversidade não deve ser assegurada no âmbito da política, ressaltando que a justiça social é prioridade dos direitos humanos.
III. O multiculturalismo crítico tem dimensões que englobam uma agenda política de transformação, reconhecendo amplas questões sociais como resultados de lutas sociais.
IV. Ao tratar de multiculturalismo, nos referimos a questões de sociedades multiculturais.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Soluções para a tarefa

Respondido por Yancastros
14
I - Falso, interpretando o texto percebe-se que é para resolver problemas de sociedades multiculturais como um todo, ou seja, não se restringe a uma sociedade única, mas sim um conjunto de ações que visam e atingem diversas sociedades que abrigam culturas diversas; 
II - Falso, o texto também deixa claro esse fator, "os significados são construídos e se defende que a diversidade deve ser assegurada no âmbito de uma política crítica, gerando compromisso com a justiça social", ou seja, não é um fenômeno de luta restringido somente à uma parcela da sociedade , mas sim a toda ela com todos os seus membros, é uma questão política que envolve a todos; 
III - Verdadeiro, as transformações são frutos de lutas sociais históricas, amplas e longas, que, hoje, desaguam na sociedade que estamos, na qual o respeito ganhou grande significado e todos devem prezar por isso, além do dever de participar dessas discussões, que englobam todos os fenômenos políticos e realça as conquistas ao longo do tempo;
IV - Verdadeiro, o texto deixa evidente esse fato. Eu diria que hoje em dia dificilmente você encontra sociedades que não são multiculturais, a troca de cultura, o multiculturalismo está intrínseco nas relações sociais e trocas sociais de diferentes povos. Há ressalvas em relação as sociedades sem nenhum tipo de contato com outras sociedades (indígenas por exemplo).
Espero que tenha ajudado de alguma forma, essa questão aborda muito a interpretação de texto, treine muito isso, importante para o ENEM como um todo. Qualquer dúvida só comentar!

danielsantos987: F, F, V, V.
Perguntas interessantes