muitos venezuelanos estão deixando o seu país, porquê?
Soluções para a tarefa
Cerca de 52 mil venezuelanos fugiram da situação de miséria e perseguição política, dos quais mais de 12 mil vieram para o Brasil
Por Camila Luz, do Politize!
11 out 2017, 17h58
politize
– (Politize!/Politize!)
A crise da Venezuela se intensifica a cada dia, levando milhares de habitantes a deixar o país em busca de refúgio em outros locais. Neste ano, cerca de 52 mil venezuelanos fugiram da situação de miséria e perseguição política. Destes, mais de 12 mil vieram para o Brasil.
A migração dos venezuelanos para o Brasil
De acordo com o Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo destino mais procurado pelos venezuelanos, seguido da Argentina, Espanha, Uruguai e México. As nações receberam milhares de solicitações de migração neste ano.
Resposta principal:
Desde 2018 até hoje, muitos venezuelanos, estão saindo de seu país, devido à diversos problemas. E vão ao Brasil e à outros países vizinhos, em busca, de melhores condições de trabalho e vida.
Fatos complementares:
Isso se deve também, aos problemas, que o Estado venezuelano, não consegue resolver, e aos recursos básicos, que não consegue garantir à população.
Alguns do recursos fundamentais que o Estado venezuelano não consegue garantir ao povo são educação, emprego, saúde e até mesmo moradia.
A falta de compromisso, do Estado venezuelano, com seu povo, originou problemas, não só à Venezuela, mas também, aos países que acolhem esses refugiados.
O Brasil, por exemplo, é um dos países que acolhem refugiados venezuelanos, e, devido à esse acolhimento, o sarampo, uma doença já erradicada no Brasil, se espalhou novamente pelo país, e desde então continua afetando os brasileiros.
O acolhimento, de venezuelanos, por parte do Brasil, é uma questão muito complexa, pois, para se ter uma ideia, até mesmo o Exercito Brasileiro, ajuda, no acolhimento de venezuelanos, construindo acampamentos de refugiados na fronteira e fornecendo alimento e atendimento de saúde aos recém chegados.