Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.
Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de de sociedade descrito demanda, simultaneamente,
A) defesa do patriotismo e rejeição ao hibridismo.
B) universalização de direitos e respeito à diversidade.
C) segregação do território e estímulo ao autogoverno.
D) políticas de compensação e homogeneização do idioma.
E) padronização da cultura e repressão aos particularismos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta ( a )
Explicação:
é na minha opinião.
Resposta:
Olá.
Sua resposta: B) universalização de direitos e respeito à diversidade.
Explicação:
A) ERRADA. A defesa do patriotismo e a rejeição do hibridismo cultural restringem a participação política e não atendem às demandas das democracias contemporâneas. A cidadania nos Estados, no período pós-globalização, vem se alterando e exigindo uma maior flexibilidade das políticas para garantir os direitos.
B) CORRETA. A garantia de direitos universais e o respeitos às diferenças (diversidade) configuram-se como um novo modo de governação presente nas sociedades democráticas atualmente. As políticas democráticas tendem a respeitar a pluralidade e a heterogeneidade de seus cidadãos.
C) ERRADA. A segregação territorial e o estímulo ao autogoverno não fazem parte dos ideais democráticos que visam garantir a isonomia (igualdade de direitos) entre seus cidadãos.
D) ERRADA. Apesar de que algumas políticas compensatórias objetivem a equidade e a reparação de injustiças históricas, a homogeneização do idioma impõe um único modo de comunicação a um ambiente diverso.
E) ERRADA. A padronização da cultura e a repressão aos particularismos são formas etnocêntricas de gestão da cultura e modos de desrespeito à diversidade. Elegem um único padrão cultural como norma e tendem a marginalizar os indivíduos e grupos que não se adequam.