Muitos jovens afro-brasileiros deixam de estudar porque precisam trabalhar para ajudar na renda familiar e, ainda, há casos de famílias que vivem em lugares distantes, cujo acesso à escola exige muito sacrifício. Tendo em vista estas considerações, complete as lacunas do parágrafo a seguir: Muitas vezes, a pobreza e a falta de oportunidade afasta os (as) afro-brasileiros (as) das escolas e das universidades. Este fato os impede de terem uma educação de qualidade e de conhecer sobre sua história, assim como, sobre os seus ____________ e sua cultura. Um ensino que valorize a história e cultura africanas possibilitará aos afro-brasileiros constituírem-se como participantes ___________ na sala de aula, concedendo-lhes o direito e a percepção dos valores trazidos por aqueles que um dia lutaram pela sua ____________. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Associados; inconstantes; salvação. b. Familiares; efetivos; história. c. Conterrâneos; medíocres; ascensão. d. Parentes; ausentes; trajetória. e. Antepassados; ativos; africanidade.
Soluções para a tarefa
A melhor alternativa que descreve as lacunas é a : b. Familiares; efetivos; história.
Isso porque o texto do enunciado trata sobre a sobre que ainda assola a vida de muitos africanos e como isso afeta na educação.
Assim, temos que na África muitas pessoas pobres não conseguem estudar dada a precariedade do local em que moram.
Além disso, essa falta de estudo possibilita que a história do povo africano não seja conhecido por eles próprios, uma história de luta e defesa da cultura de um povo.
espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta Letra "E"
Explicação:
Muitas vezes, a pobreza e a falta de oportunidade afasta os(as) afro-brasileiros(as) das escolas e das universidades. Este fato os impede de terem uma educação de qualidade e de conhecer sobre sua história, assim como, sobre os seus ANTEPASSADOS e sua cultura. Um ensino que valorize a história e cultura africanas possibilitará aos afro-brasileiros constituírem-se como participantes ATIVOS na sala de aula, concedendo-lhe o direito e a percepção dos valores trazidos por aqueles que um dia lutaram pela sua AFRICANIDADE.