ENEM, perguntado por samylinha7606, 1 ano atrás

Muitos fatos históricos contribuem para que possamos compreender como a questão social foi compreendida no Brasil ao longo dos anos, o fator “histórico”, não pode ser descartado. Ao estudar a Unidade II do livro da disciplina, isso ficou mais claro, vendo em alguns períodos a questão social foi considerada caso de polícia. ​SIKORSKI, Daniela. CUNHA, Maria Cristina de Brito Araújo. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá-Pr: Unicesumar: 2016, Com relação a questão social compreendida e tratada como caso de polícia no Brasil, analise as afirmativas a seguir: I. Os pobres no início da República eram presos porque eram pobres; II. Ser pobre era uma contravenção, uma disfunção social; ameaça à classe dominante; III. Havia uma intervenção repressiva pelo aparelho do Estado (polícia civil, militar, etc...) como meio de garantia de segurança da classe burguesa; IV. Seu comportamento era considerado fora dos padrões da normalidade; V. A pobreza não foi problematizada até 2006 (causas, origens, ...), esta passou a ser entendida como questão social quando o presidente Lula assume a presidência. ​É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
7

I. Os pobres no início da República eram presos porque eram pobres;  Verdadeira, não se olhavam os crimes cometidos mas sim, a condição social das pessoas. Dessa forma, se elas fossem pobres isso significaria um grande risco de perderem sua liberdade.

II. Ser pobre era uma contravenção, uma disfunção social; ameaça à classe dominante;  Verdadeira, a pobreza era vista como um defeito que corrompia até mesmo o caráter da pessoa.

III. Havia uma intervenção repressiva pelo aparelho do Estado (polícia civil, militar, etc...) como meio de garantia de segurança da classe burguesa; Verdadeira, a polícia protegia apenas aquelas pessoas que detinham o poder, a justiça não era para todos.

IV. Seu comportamento era considerado fora dos padrões da normalidade; Verdadeira, a pobreza era considerada como um defeito.

V. A pobreza não foi problematizada até 2006 (causas, origens, ...), esta passou a ser entendida como questão social quando o presidente Lula assume a presidência. Falsa, a pobreza passou a ser entendida como questão social de fato a partir de 1988, com a promulgação da CF.

Respondido por crisgangan
2

Resposta: letra D, pág. 67 do livro questão social na contemporaneidade

Explicação:

Perguntas interessantes