História, perguntado por joaopedroi4467, 10 meses atrás

Muitos estudiosos da história da Igreja consideram o ano 313 como o marco terminal do período heroico, da Igreja-testemunho, e o início da era da Igreja-poder. (...) O século IV testemunhou a passagem do cristianismo de religião minoritária e combatida à religião tolerada. (José Luiz Del Roio, Igreja Medieval. A cristandade latina) a) Por que a religião cristã foi combatida no Império Romano até o século IV? b) Justifique a expressão "era da Igreja-poder" no contexto da Idade Média, usando um fator político ou econômico ou cultural.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

A - A cristandade foi combatida no Império Romano até o século IV pela mesma razão que o paganismo foi combatido pela cristandade na Alta Idade Média: representava uma ameaça aos poderes políticos instituídos, uma ameaça à ordem político-religiosa daquela sociedade.

B - A Igreja Católica, durante a Idade Média, influenciava nas políticas nacionais (havia conselheiros do clero em praticamente todos os reinos europeus), determinava a convocação de conflitos militares (as Cruzadas sendo um exemplo disto), influenciava no recolhimento de impostos e era responsável pela educação das próximas gerações, tendo "tentáculos" que  cobriam toda a sociedade europeia.

Perguntas interessantes