Biologia, perguntado por kellyzanelato, 1 ano atrás

Muitos cientistas afirmam que o movimento dos braços e das pernas, assim como o de outras partes do corpo, depende de uma ação antagônica dos músculos envolvidos, isto é, o que "certo músculo faz o outro deve fazer ao contrario". Explique melhor essa ação antagônica nos membros.

Soluções para a tarefa

Respondido por GabrielSilvestre
615
Por exemplo no braço, quando ele está contraído, o que contrai na realidade é o bíceps, já o tríceps relaxa, e quando esta relaxado a atuação é contrária, isso ocorre para preservar os músculos, pois se ambos contraíssem para realizar o movimento precisaria de muita energia e a respiração celular não ia ser suficiente, ocasionando assim o uso da fermentação lática que alem de produzir alimento para as células, produz também ácido lático, que causa dor no local.
Respondido por Danas
51

Os músculos esqueléticos são os músculos controláveis e que estão ligados aos ossos e interage com o corpo e com o sistema aferente.

Tendo em mente que os membros são controlados pelos músculos, e cada músculo possui um tipo de contração, existem músculos que que fazem um movimento para um lado, e outro para o outro, e isso ocorre por três motivos:

1- os músculos são fixos;

2- o membro precisa ter mobilidade, fazer mais de um movimento faz parte disso;

3- Um músculo precisa de um antagonista para controlar a força da contração.

Os músculos extensores e flexores são um bom exemplo disso. São músculos que estão associados ao esqueleto apendicular, que é formado nos braços, pernas, pés e mãos, onde um estende e o outro flexiona o membro.

Caso queira continuar estudando sobre o sistema locomotor, pode acessar esses links: https://brainly.com.br/tarefa/19224202 e https://brainly.com.br/tarefa/18446270

Anexos:
Perguntas interessantes