Muito se tem falado sobre o ensino linguístico-discursivoda Língua Portuguesa desde a publicação dos PCN-LP(BRASIL, 1998). Essa visão é extremamente adequadaàs novas concepções de ensino de línguas no mundo, queprecisa, cada vez mais, de um ser humano apto a atuarsocialmente em termos de linguagem. Essa forma de vertambém se afina aos novos estudos do letramento, queenfatizam a necessidade de trazer, para dentro da escola ,asdemais práticas sociais.Essa perspectiva éA recorrente na tese inatista de Chomsky, segundo aqual a faculdade da linguagem é um esquema formale abstrato.B complementar aos ensinamentos vygotskyanos, querevelam evidências de que a língua é uma atividadesocial, global e cooperativa.C divergente da tese construtivista de Piaget, segundoa qual o conhecimento é resultado de atividadesestruturadoras dos indivíduos.D contrária à explicação sistêmica-funcionalista deHalliday, para quem a linguagem, ao ser proferida emcontexto, possui sempre uma função social.E inerente à tese inatista expressa em Lennemberg,que postula que falar é natural como andar e consideranatural a aprendizagem da leitura e da escrita.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa B está correta.
Vigotsky parte do pressuposto que as relações com o meio social podem interferir ou estimular o desenvolvimento cognitivo do indivíduo contribuindo ou não para sua evolução.
Ele define o que chamamos de Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como uma das características básicas para o processo de aprendizagem, trazendo um caráter social a formação, não somente a maturação biológica como proposta por Piaget que reflete que a formação se dá pela genética não pelos aspectos sociais.
Vygotsky alinha-se com a perspectiva apresentada, ao considerar a importância da interação para o desenvolvimento da linguagem, como formas de se estimular a qualificação do aprendizado (Alternativa B).
Linguagem e Interação
Na perspectiva de Vygotsky, a interação torna-se um dos elementos mais importantes, para o desenvolvimento integral dos estudantes. Diante disso, o texto enfatiza a capacidade da linguagem para o desenvolvimento humano, a qual deve ser acompanhada da interação, a fim de se trocar experiências e ideias inovadoras.
Mais sobre linguagem e interação: brainly.com.br/tarefa/23666518
#SPJ3