Muito embora a teoria das cinco forças de Porter possa dizer respeito à concorrência nas indústrias, é um modelo a ser replicado também em outros tipos de empresas e instituições sem fins lucrativos como ONGs e institutos. No caso das ONGs e fundações, elas competem por patrocinadores de recursos – em algumas situações, pelos mesmos doadores, financiadores, geradores de verbas etc. Nessa linha, podem aparecer também outros concorrentes indiretos como templos religiosos.
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica corretamente uma das cinco forças de Porter.
Foco em produtos de substitutos.
Poder de barganha dos clientes.
Diferenciação dos fornecedores.
Concentração de novos entrantes.
Poder de barganha dos concorrentes.
Soluções para a tarefa
Letra D: Concentração de novos entrantes é uma das cinco forças de Porter que se faz presente no caso citado, pois até mesmo as ONGs possuem concorrentes, como no caso de outras ONGs do mesmo segmento ou concorrentes indiretos.
A Ameaça de novos entrantes é constante em qualquer tipo de mercado, até mesmo no terceiro setor. Cabe à organização diferenciar-se e mostrar por qual razão os clientes, doadores ou patrocinadores deveriam escolhê-la e não aos outros entrantes.
Abraços!
Resposta:
Resposta Selecionada:
Incorreta Concentração de novos entrantes.
Resposta Correta:
Correta Poder de barganha dos clientes.
Explicação:
Feedback da resposta: Sua resposta está incorreta. Revendo o conceito das cinco forças de Porter, as alternativas que não apresentem uma dissidência da rivalidade produzida por todos os concorrentes diretos e indiretos ficam fora do contexto das cinco forças que vêm da ameaça de produtos substitutivos, novos entrantes, poder de barganhas dos fornecedores e clientes.