Muito do que se expressa na sociedade brasileira, em suas características, está ligado à herança de Portugal. A formação do Estado Nacional Português teve uma forte influência religiosa. A construção da monarquia lusitana obedeceu a constituição de um poder associado à vontade divina e à influência da Igreja Católica. Todavia, apesar desta influência, havia um forte nacionalismo. Sobre a influência da religiosidade cristã na formação de Portugal e na colonização do Brasil, julgue as afirmativas abaixo. I. A presença das ordens religiosas na colonização do Brasil foi marcante, profunda e determinante. A cultura brasileira tem uma forte religiosidade, a qual remonta à colonização. II. No Brasil, durante a organização da administração portuguesa e no decorrer da colonização, instalou-se a presença da Igreja Católica, com destaque para a Companhia de Jesus, a Ordem Jesuíta. III. A formação de Portugal foi marcada pela influência e legitimação do papado católico. Desta forma, associou-se o poder do rei à vontade da Igreja. Esta condição também é percebida na divisão das conquistas lusitanas. IV. Mesmo com a influência religiosa, Portugal limitou o papel do Clero na administração do Estado, em especial na educação. Os jesuítas tinham apenas a condição de pregadores da fé e nunca estabeleceram instituições educacionais no Brasil.
Soluções para a tarefa
respondendo:
I. A presença das ordens religiosas na colonização do Brasil foi marcante, profunda e determinante. A cultura brasileira tem uma forte religiosidade, a qual remonta à colonização.
correta
II. No Brasil, durante a organização da administração portuguesa e no decorrer da colonização, instalou-se a presença da Igreja Católica, com destaque para a Companhia de Jesus, a Ordem Jesuíta.
correta
III. A formação de Portugal foi marcada pela influência e legitimação do papado católico. Desta forma, associou-se o poder do rei à vontade da Igreja. Esta condição também é percebida na divisão das conquistas lusitanas.
correta
IV. Mesmo com a influência religiosa, Portugal limitou o papel do Clero na administração do Estado, em especial na educação. Os jesuítas tinham apenas a condição de pregadores da fé e nunca estabeleceram instituições educacionais no Brasil.
falsa
alternativa A: I,II.III