Muito bem, crianças, onde há muita algazarra alguma coisa
está fora da ordem. Eu acho que, com essa mistura de negros do
Sul e mulheres do Norte, todo mundo falando sobre direitos, o
homem branco vai entrar na linha rapidinho.
Aqueles homens ali dizem que as mulheres precisam de ajuda
para subir em carruagens, e devem ser carregadas para atravessar
valas, e que merecem o melhor lugar onde quer que estejam. Nin-
guém jamais me ajudou a subir em carruagens, ou a saltar sobre
poças de lama, e nunca me ofereceram melhor lugar algum! E não
sou uma mulher? Olhem para mim! Olhem para meus braços! Eu
arei e plantei, e juntei a colheita nos celeiros, e homem algum po-
deria estar à minha frente. E não sou uma mulher? Eu poderia tra-
balhar tanto e comer tanto quanto qualquer homem – desde que
eu tivesse oportunidade para isso – e suportar o açoite também! E
não sou uma mulher? Eu pari treze filhos e vi a maioria deles ser
vendida para a escravidão, e quando eu clamei com a minha dor
de mãe, ninguém a não ser Jesus me ouviu! E não sou uma mulher?
Daí eles falam dessa coisa na cabeça; como eles chamam
isso… [alguém da audiência sussurra, “intelecto”]. É isso, querido.
O que é que isso tem a ver com os direitos das mulheres e dos
negros? Se o meu copo não tem mais que um quarto, e o seu está
cheio, por que você me impediria de completar a minha medida?
Daí aquele homenzinho de preto ali disse que a mulher não
pode ter os mesmos direitos que o homem porque Cristo não era
mulher! De onde o seu Cristo veio? De onde o seu Cristo veio? De
Deus e de uma mulher! O homem não teve nada a ver com isso. Se a primeira mulher que Deus fez foi forte o bastante para virar o mundo de cabeça para
baixo por sua própria conta, todas estas mulheres juntas aqui devem ser capazes de consertá-lo,
colocando-o do jeito certo novamente. E agora que elas estão exigindo fazer isso, é melhor que
os homens as deixem fazer o que elas querem.
Agradecida a vocês por me escutarem, e agora a velha Sojourner não tem mais nada a dizer.
1- Você pôde ver que Sojourner Truth repete a pergunta retórica “Eu não sou uma mulher?”.
Com essa pergunta, alinhada à exposição de fatos de sua vida, ela denuncia dois tipos de preconceito. Quais são eles? De que forma Truth remete a eles?
2- Ao abordar a diferença de tratamento por ser mulher, é correto dizer que Sojourner utiliza em parte a lógica dos adversários religiosos? Justifique.
3- Considera-se direito universal aquele que pode ser aplicado a todas as pessoas. Como se pode relacionar o conceito ao discurso de Sojourner?
4- Hoje, na teoria as mulheres negras têm os mesmos direitos que os demais cidadãos, incluindo o Brasil. Porém, na prática, sofrem uma série de violações. Quais fatores impedem que mulheres negras usufruam plenamente seus direitos cidadãos?
URGENTE!!! PRFV!!! DOU 25 PONTOS PARA QUEM FIZER TODAS ESSAS QUESTÕES!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
1.Ela fala dos preconceitos de mulheres e negros com uma pergunta retórica
2.Não entendi, me desculpe mesmo, quem souber por favor responde pra ele aq nos comentários
3.Sojourner tentou colocar na cabeça das pessoas que todos devem ter os mesmos direitos, mesmo que seja negro, mesmo que seja com a perna amputada, mesmo que seja com Síndrome de Tourette
4.As própias pessoas não deixam isso.
espero ter ajudado
um abraço, e...
tchau
liaragraminhovictor:
Vlw msm mano! e em relação da 2, relaxa, ja ajudou bastante! vlw msm bro!
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