Muito antes de surgirem as primeiras vilas mineiras e a capitania de Minas Gerais, diversos grupos indígenas, como os Botocudo, os Maxakali, os Puri e os Kayapó, já habitavam a região. Suas aldeias estavam distribuídas por toda a região da Zona da Mata Mineira.
A descoberta das primeiras lavras de ouro e a fundação de vilas fizeram muitos grupos indígenas se deslocarem para o interior da colônia, pois muitas aldeias estavam próximas a jazidas de ouro. Por outro lado, esses povos resistiram ao avanço da atividade mineradora, promovendo ataques contra os povoados estabelecidos na região e contra as bandeiras, que adentravam cada vez mais o sertão das Minas.
Nos confrontos, muitos indígenas foram mortos ou capturados e escravizados para trabalhar nas lavras de ouro, na agricultura ou em serviços domésticos. Para burlar a lei que proibia a escravização dos indígenas, os colonos assumiam a tarefa de catequizá-los.
É importante ressaltar que muitos indígenas conseguiram fugir das vilas mineiras e formar quilombos. Em 1726, por exemplo, foi descoberto um quilombo indígena na Zona da Mata Mineira”.
Araribá mais: História. Organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Ana Claudia Fernandes,1. ed. São Paulo: Moderna, 2018, p.220.
a) De acordo com o texto, quem habitava a região que foi encontrado ouro pelos portugueses? *
Sua resposta
b) Quais as consequências da descoberta e exploração do ouro para as populações indígenas? *
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Os nomes que foram citados no texto
Explicação:
Releia o texto preste atenção aos detalhes de nomes dados
Perguntas interessantes