Muitas vezes, a entrada na creche ou na pré-escola representa a separação inicial da criança de seu âmbito familiar, portanto, passa a ser um marco em sua vida, na socialização com as demais crianças e adultos e no convívio social.
Um campo de experiência que muito ajudará a criança nesse rito de passagem, trazendo propósitos de trabalho que abordam a interação com os pares e com adultos é:
Assinale a alternativa correta.
O eu, o outro e o nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Traços, sons, cores e formas
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Corpo, gestos e movimentos
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organizacção do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. O Campo também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico (dia e noite, estacões do ano, ritmos biológicos) e cronológico (ontem, hoje, amanhã, semana, mês e ano), as noções de ordem temporal (“Meu irmão nasceu antes de mim”, “Vou visitar meu avô? depois da escola”) e histórica (“No tempo antigo”, “Quando mudamos para nossa casa”, “Na época do Natal”). Envolve experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que. O Campo ressalta, ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade.
Exemplo: (EI01ET05)
Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles..
Explicação:
Resposta:
o eu, o outro e o nos
Explicação:
corrigida no ava