Biologia, perguntado por liviammsoares, 1 ano atrás

Muitas das características que surgiram ao longo da história evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias e :
a) cite uma característica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da água para a fertilização.
b) compare os dois grupos com relação à presença de um sistema vascular para transporte de água e nutrientes.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
370
Olá!

Vamos às perguntas.


a) Pode-se afirmar que uma das principais características semelhantes entre os musgos e samambaias, é a presença de gametas flagelados.

b) Observa-se que os musgos são vegetais mais simples, principamente em se tratando do sistema vascular, uma vez que não o apresentam.


Por conta disso, o transporte de nutrientes e água dá-se de célula a célula por difusão.

Já as samambaias apresentam sistema vascular, cujos nutrientes são conduzidos pelos vasos xilema e floema.


Espero ter ajudado em algo!
Respondido por ednetmello
1

a) Uma característica em comum entre o grupo das briófitas e piteridófitas é que seus órgãos reprodutores não são expostos ao meio, diferente os demais grupos de plantas. Ou seja, elas são critógamas, possuem seus gametas escondios.

b) Os musgos pertecem aos grupos das briófitos, e são classificados pela ausência de raízes verdadeiras, ou seja, não possuem sistema vascular, os nutrientes são conduzidos via celular. Já as samanbaias pertecem ao grupo das piteridófitas, possuem sistema vascular, responsável pela condução de água e nutrientes.

Diferença entre briófitas e piteridófitas

As briófitas diferencia-se das piteridófitas  devido a ausência das raízes, de vasos condutores de água e nutrientes. Assim como, pelo seu ciclo de vida que apresenta predonimância gametófita.

A fase predominante do ciclo de vida das piteridófitas é esporofítica.

Saiba mais sobre briófitas e piteridófitas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/21167045

Anexos:
Perguntas interessantes