ENEM, perguntado por dulcineiareis, 3 meses atrás

Muitas das aquisições realizadas pela Oi não foram um bom negócio para a operação como um todo. Ao contrário, entre os investimentos havia empresas com elevadas dívidas e resultados inconstantes, e isso contribuiu para a atual dívida bilionária da companhia. A própria Brasil Telecom já estava endividada quando a Oi a comprou. Inclusive, na época da negociação, o mercado especulava que ambas poderiam ser adquiridas por grupos estrangeiros, pois a Oi era forte no Norte, Nordeste e Sudeste, e a Brasil Telecom, no Sul e Centro-Oeste. No entanto, os problemas da Oi se agravaram mesmo quando ela não recebeu os R$ 3,2 bilhões previstos na fusão com a Portugal Telecom. Isso porque os recursos estavam aplicados em títulos podres em uma subsidiária do banco português Espírito Santo, que quebrou pouco tempo depois da fusão entre as duas empresas. Ou seja, o dinheiro da negociação nunca entrou no caixa da Oi, e ambas as empresas tiveram problemas. (Fonte: InfoMoney. Disponível em https://www.infomoney.com.br/mercados/oi-oibr3-oibr4-super-tele-a-maior-recuperacao-judicial-do-brasil-entenda-o-que-aconteceu/. Acesso em 23/08/2022). ” 2)      Leia o conceito a seguir: ROA (Return on Assets), ou Retorno sobre o Ativo, é um índice de rentabilidade de ativos que demonstra o quanto uma empresa é rentável em relação ao seu conjunto de ativos.  Nessa perspectiva, com o ROA é possível analisar a qualidade da gestão financeira da empresa e sua eficiência no uso de ativos. 3)      Atualmente o ROA da Oi apresenta um valor de -9,23%. 4)      A partir das informações contidas nos itens 1,2 e 3, interprete a capacidade da empresa Oi em gerar lucro, por meio de seus ativos.


ProfessorELEILÇON: Se achar que mereço a coroa de melhor resposta...
ProfessorELEILÇON: Muito obrigado por ter considerado a minha resposta como a melhor.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfessorELEILÇON
2

Resposta:

Considerando que sejam verídicas as informações postadas e que é verídico o até então ROA da empresa, onde aponta um índice negativo de 9,23%, a OI não tem a mínima chance  de gerar lucro por meio de seus ativos.

Explicação:

ROA (Return on Assets), ou Retorno sobre o Ativo, é um índice de rentabilidade de ativos que demonstra o quanto uma empresa é rentável em relação ao seu conjunto de ativos.

Na situação da empresa, a saída mais viável será entrar em um processo de Recuperação Judicial.


dulcineiareis: obrigada
ProfessorELEILÇON: Disponha, Dulcineia, deste seu amigo, Professor Eleilçon.
darvitorio: obrigada
ProfessorELEILÇON: Disponham todos deste amigo de vocês, Professor Eleilçon.
Perguntas interessantes