Muitas civilizações, ao longo do tempo, criaram mitos e divindades como estratégias para explicar fenômenos da Natureza. Tais relatos simbólicos tentavam explicar a origem da Natureza, mais do que contar a realidade dos fatos (FREIRE; MAIA, 2000). Pelo mito e pelas divindades o ser humano expressava o entendimento do mundo natural sob o ponto de vista “de um mundo divino operando no mundo da natureza” (RONAN, 1997a, p.14).
Assinale em qual período do desenvolvimento do conhecimento científico esta teoria prevalecia.
No estado pré-científico, compreendendo a Antiguidade clássica, os séculos de renascimento e de novas buscas, como os séculos XVI, XVII e até XVIII.
No estado científico, em preparação no fim do século XVIII, século XIX e início do século XX.
No novo espírito científico, momento em que a Relatividade de Einstein deforma conceitos primordiais que eram tidos como fixados para sempre).
O estado científico, sendo a contemporaneidade.
No período histórico marcado pelo estado pré-científico, em que um único método científico é constituído para a compreensão da Natureza.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Este período do pensamento científico é, na verdade, o período pré-científico, quando não havia ainda a adoção em larga escala do Modelo Experimental e quando a ciência era ainda muito marcada por posições metafísicas.
Este período, atualmente o maior da história das civilizações humanas, vai desde a Antiguidade Clássica, com a mitologia grega e a filosofia experimental, por exemplo, de Aristóteles, até a Revolução Científica no Século XVIII, quando o racionalismo passou a ser a "regra do jogo" nos conhecimentos sobre a Natureza.
É correta a alternativa A.
Respondido por
1
Opção 4: No período histórico marcado pelo estado pré-científico, em que um único método científico é constituído para a compreensão da Natureza.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás