como ocorre o processo de glicolise?
Soluções para a tarefa
A glicólise é um processo que envolve dez reações enzimáticas e resulta na formação de ácido pirúvico a partir da glicose. Para que o processo ocorra, é necessário que a molécula de glicose seja inicialmente ativada pela adição de fosfatos, os quais são provenientes de duas moléculas de ATP. Apesar do uso de ATP, o processo de glicólise é vantajoso, uma vez que é produzido um total de quatro moléculas de ATP ao final das reações. Assim sendo, o saldo líquido da glicólise é de 2 ATPs.
Durante as reações de glicólise, além do ácido pirúvico formado, observa-se a liberação de quatro elétrons e quatro íons H+. Dois íons H+ e quatro elétrons são capturados por duas moléculas de NAD+ (nicotinamida-adenina), dando origem a moléculas de NADH. O NAD+ nada mais é do que um aceptor de elétrons que consegue capturar elétrons de reações de degradação e levá-los até reações que promovem a síntese de ATP.
Costuma-se dizer que a glicólise apresenta duas etapas: a fase preparatória e a fase de pagamento. Na fase preparatória, observa-se a utilização da energia da hidrólise de ATP. Na fase de pagamento, observa-se a formação de quatro moléculas de ATP e o consequente pagamento das moléculas gastas inicialmente.
A equação que pode representar a glicólise é:
C6H12O6 + 2ADP + 2Pi+ 2NAD+ → 2C3H4O3 + 2ATP + 2NADH + 2H+
Resposta:
Explicação:
glicólise
NOUN
bioquímica
conjunto de reações metabólicas cujos resultados são a degradação da glicose ou de outros carboidratos e a produção de energia