MPEs ou PMEs são os maiores empregadores do mundo, depois, obviamente, da Administração Pública das nações, inclusive nas nações mais liberais do planeta. São empresas que adentram a mercados onde as grandes corporações não conseguem se sobrepor e, com isso, atuam em nichos específicos de mercados. Veja o caso das empresas born globals que atuam em nicho de mercado selecionadíssimos.
Hoje, a boa doutrina de internacionalização preconiza que a atuação de MPEs no mercado externo é exatamente em nichos onde as grandes empresas multinacionais e transnacionais não terão como atuar, e, como aquelas empresas tem uma menor capilaridade e capacidade financeira, em comparado a estas, precisam de um target de mercado bastante bem definido.
Assim, tendo em vista a explanação do texto, responda o seguinte:
1. Na sua compreensão há espaço para MPEs brasileiras se tornarem empresas internacionais? 2. Quais as vantagens de as MPEs brasileiras ao utilizarem os consórcios de exportação para o início de sua internacionalização? Indique um caso que você conheça ou pesquise-o.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Acredito que sim, pois como visto, as MPEs têm como terem uma maior flexibilização em relação ao mercado em que vão ou estão atuando, aproveitando a sua estrutura. Elas tem como ponto favorável poderem atuar em nichos mais específicos, onde empresas de grande porte não conseguirão alcançar. E também usar base as diversas estratégias para entrar no mercado global, sendo pela internet, contrato assembly, exportações, etc.
2 - As MPEs têm a vantagem de poder está começando nas exportações de uma forma mais segura, tendo mais encorajamento, pois estará sob os cuidados de uma empresa especializadas nesse processo de exportação, que tem como função representar os interesses, as expectativas e exigências das empresas no processo de internacionalização, promovendo seu desenvolvimento.
Um caso de consórcio de exportação presente no Brasil é o do seguimento moda praia, que intensificada pela admiração mundial no "padrão" de corpo feminino brasileiro está sendo um sucesso. Esse consórcio se localiza na cidade de Brasília (DF). Opera no modelo italiano de cooperação, onde nos detalhes finais, todas as empresas participam da elaboração.
O catálogo e o web site são duas ferramentas utilizadas para a amostra disse produtos no exterior, atingindo principalmente mercados europeus e os EUA. As principais formas de se fazer em presentes no comércio exterior desse consórcio é a participação de feiras e das missões realizadas.
1 – Sim, o comércio exterior é um mercado dominado por empresas grandes, porém, com o passar dos anos, algumas empresas de porte menor estão adentrando esse mercado e buscando a sua fatia de bolo.
Essas evidências mostram que ainda existe espaço para as empresas brasileiras de pequeno a médio porte no cenário global, desde que se aliem a plataformas capazes de ajudar elas a alavancar a receita do negócio.
2 – O consórcio nada mais é do que a junção de empresas que possuem o mesmo propósito, ou seja, exportar produtos com o intuito de reduzir os gastos com a operação, conhecer o mercado e entender o consumidor, esses são alguns benefícios dos consórcios.
Em relação a algum caso, podemos usar o caso da Cherry que fez contrato de longa duração com o grupo CAOA.
Fique por dentro do assunto:
Como a globalização e os negócios internacionais mudam o perfil do trabalhador e do mercado de trabalho em âmbito global?
https://brainly.com.br/tarefa/34223057
Bons estudos!