As comunidades virtuais podem ter diversidade tanto de pessoas quanto de assuntos. Para a educação, uma comunidade virtual cria uma relação de professor-aluno que dialogam e estabelecem regras juntos. O professor, nessa situação, é o mediador, orientador, instigador do processo. Assim, existem algumas técnicas instrucionais centradas no aluno para que o professor tenha sucesso nas interações das comunidades.Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Abertura: sempre começar a atividade com apresentação; usar atividades de aprendizagem que levem em consideração a experiência e a resolução de problemas.
B) Acesso e habilidade: o professor deve utilizar apenas tecnologias que sirvam aos objetivos da aprendizagem; a tecnologia deve ser mantida em um nível simples, para que seja transparente ao aluno; o professor deve se certificar de que o aluno tenha habilidade necessária para usar a tecnologia.
C) Flexibilidade: variar as atividades para atender todos os estilos de aprendizagem e oferecer um interesse adicional; negociar as diretrizes da atividade com os alunos, promovendo maior engajamento; usar a internet como uma ferramenta e um recurso de ensino e estimular os alunos a buscar referências que possam compartilhar.
D) Comprometimento: trabalhar com estudos de caso, trabalhos em pequenos grupos, simulações e utilização do pensamento crítico; fazer com que os alunos enviem seus trabalhos para a comunidade, para maior interação com os demais colegas; fazer perguntas abertas para estimular a discussão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Comprometimento: trabalhar com estudos de caso, trabalhos em pequenos grupos, simulações e utilização do pensamento crítico; fazer com que os alunos enviem seus trabalhos para a comunidade, para maior interação com os demais colegas; fazer perguntas abertas para estimular a discussão.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Resposta: Letra D Comprometimento
Explicação:
• Acesso e habilidade: o professor deve utilizar apenas tecnologias que sirvam aos objetivos da aprendizagem; a tecnologia deve ser mantida em um nível simples, para que seja transparente ao aluno; o professor deve se certificar de que o aluno tenha habilidade necessária para usar a tecnologia.
• Abertura: sempre comece a atividade com apresentação; use atividades de aprendizagem que levem em consideração a experiência e a resolução de problemas.
• Comunicação: deixe claro ao aluno as diretrizes para a comunicação, incluindo a net etiqueta; exemplifique como realizar uma boa comunicação; estimule a participação; acompanhe os alunos que não participam.
• Comprometimento: explique suas expectativas em relação à utilização do tempo; explique a realização de trabalhos, prazos de entrega e meios pelos quais a avaliação será elaborada; crie uma agenda de publicação junto aos alunos; apoie o desenvolvimento de boas habilidades de gerenciamento de tempo.
• Colaboração: trabalhe com estudos de caso, trabalhos em pequenos grupos, simulações e utilização do pensamento crítico; faça com que os alunos enviem seus trabalhos para a comunidade, para maior interação com os demais colegas; faça perguntas abertas para estimular a discussão.
• Reflexão: coloque regras quanto ao tempo de postagem da mensagem; estimule os alunos a refletir, escrever off-line e depois transcrever para a comunidade; faça perguntas abertas e estimule a reflexão sobre o material utilizado.
• Flexibilidade: varie as atividades para atender todos os estilos de aprendizagem e oferecer um interesse adicional; negocie as diretrizes da atividade com os alunos, assim promovendo maior engajamento; use a internet como uma ferramenta e um recurso de ensino e estimule os alunos a buscar referências que possam compartilhar