movimentos sociais e cidadania
Soluções para a tarefa
Voltar
Cidadania, movimentos sociais e serviço social
Cidadania, movimentos sociais e serviço social PEDAGOGIA
O que é cidadania?
O termo vem do latim civitas e significa “cidade”. Cidadania nada mais é do que um composto de direitos e deveres cujo cidadão está sujeito na sua convivência com a sociedade na qual está inserido. A cidadania atual, ou cidadania moderna, possui duas classes: formal e substantiva.
A cidadania formal é baseada na nacionalidade de um indivíduo, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira tem seus direitos e deveres baseados nas leis dessa nação.
Já a cidadania substantiva é baseada em assuntos políticos e sociais. As ciências políticas e a sociologia fazem com que a cidadania como um todo tenha um significado mais amplo. A cidadania substantiva é caracterizada principalmente através dos direitos civis, direitos políticos e direitos sociais.
O que são movimentos sociais?
Maria da Glória Gohn, socióloga e autora do livro “Movimento e Lutas Sociais na História do Brasil”, diz que “[...] movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo.” (Maria da Glória Gohn, 1995).