Movimentos como Canudos, na Bahia (1896-87), Contestado na divisa de Santa Catarina e Paraná (1912-16), o cangaço e a figura de Padre Cícero, no Nordeste (séculos XIX e XX), e ainda a Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro (1912), são, em muitos aspectos, o resultado de um choque entre o Brasil oficial mais rico mais claro mais racional e o Brasil real mais pobre mais escuro e mais religioso.
Relacione e contextualize as questões Socioeconômicas, Políticas, Culturais e Religiosas que poderiam justificar o choque citado no trecho em negrito.
POR FAVOR RESPONDAM
Soluções para a tarefa
Resposta:
Canudos: Foi comandado por Antonio conselheiro, que fundou uma cidade chamada canudos, que era contra as regras dos governos pois ele achava que o governo traria o fim do mundo, então os coronéis começaram a reclamar para o governo e fizeram 3 ataques em canudos o primeiro e o segundo os militares perderam e o terceiro os militares destruíram a cidade massacrando varias pessoas em massas.
Chibata: O Motivo foi que os piratas que eram empregados dos marinheiros quando faziam algo errado levavam até vinte chibatadas nas costas e quando um homem chamado João Cândito viu seu amigo levando 30 chibatados por ter levado bebidas para comemorar no navio e agredido um marinheiro, João Cândito e seus companheiros roubaram navios no porto de RJ e ameaçaram que iriam atirar bolas de canhões no Rio de Janeiro, mas se o governo tirasse as chibatadas como castigo eles iriam se entregar e assim foi eles tiram as chibatadas e alguns piratas foram mortos e outros isolado em ilhas o Líder foi isolado e depois foi perdoado e solto
Vacina: No rio de janeiro as casas e bairros eram muito sujos e a companhia de higienização comandada pelo medico sanitarista Oswaldo cruz resolveu começar a vacinar as pessoas contra a varíola, mas o povo achou que a vacina iria matar elas, mas alguns eram vacinados e tirados em suas casas a força e então no da 10 de novembro a 16 de novembro as pessoas foram as ruas protestar pois elas não queriam tomar vacina e o governo queria reformar a cidade que era muito suja. então o governo tirou a vacina e é claro que depois a vacina voltou e as pessoas foram aceitando.
Contestado: região foi marcada por essas disputas em razão da presença de uma rica floresta e uma grande região dedicada à plantação de erva-mate.
Depois de realizar a construção da ferrovia acabou forçando a expulsão de outra leva de pequenos agricultores que também estavam fixados naquela região.
Preocupados com a formação de comunidades desse mesmo tipo, os governos estadual e federal passaram a enviar expedições militares contra a população de Quadrado Santo. Ao saberem da ação do governo, os sertanejos fugiram para a cidade de Faxinal do Irani, no Paraná.
Cangaço: Com a Proclamação da República, em 1889, diversos problemas sociais, econômicos assolavam o país, sobretudo no Nordeste com o crescimento da violência, fome e pobreza. Assim, no final do século XIX já se notava o surgimento de focos de cangaceiros pelo norte e nordeste do país, no entanto, o movimento do cangaço adquiriu maior coerência e organização no início do século XX, o qual representou um importante fenômeno social da história brasileira, constituído por indivíduos empenhados em trazer uma nova realidade mais inclusiva e igualitária para a população do sertão nordestino.
Sem espanto, utilizando a violência, armados com espingardas, facas e punhais, os cangaceiros saíam em bandos por diversos locais do nordeste do país, saqueando fazendas, sequestrando e matando fazendeiros, impondo respeito por onde passavam.
Foi nesse contexto que a população começou a se sentir protegida, ficando ao lado dos cangaceiros, símbolos de força e honradez. Por outro lado, haviam os cangaceiros que atemorizavam populações, os quais invadiam aldeias roubavam, matavam e estupravam as mulheres.
Tenentismo:
O movimento tenentista possuía reivindicações muito claras e suas prerrogativas acabaram se consolidando, mesmo que tardiamente. A princípio, devemos destacar a influência das novas demandas que surgiram com a urbanização, a qual é notoriamente favorável às tendências políticas republicanas liberais (dentre outras, como o anarquismo e o comunismo) e, sem espanto, os militares do tenentismo inclinaram-se àquelas tendências e ideologias.
os líderes do tenentismo eram na verdade conservadores e autoritários. Em suma, eles pretendiam moralizar os processos e atos políticos brasileiros, marcados pelos atos de corrupção típicos do coronelismo. Assim, a restrição do Poder Executivo, bem como dos ocupantes das do Poder Legislativo.
Café com leite:
As raízes da liderança paulista e mineira na política brasileira, durante a República Velha, encontravam-se na própria Constituição republicana, promulgada em 24 de fevereiro de 1891.
A Constituição de 1891 determinava a forma federativa com ampla autonomia dos estados e a sua representação proporcional na Câmara dos Deputados, isto é, cada estado elegia um número de Deputados Federais proporcional ao número de seus habitantes.
Os estados de São Paulo e Minas Gerais possuíam mais de um terço da população brasileira e formavam os maiores colégios eleitorais do país.
Só necessitavam atrair outro Estado, ao qual seria entregue a vice-presidência, para manter seu domínio no plano federal.
Explicação: