Motivação tem sido um dos processos intervenientes na aprendizagem mais evidenciados. Isso se deve ao fato de que toda a mobilização cognitiva que a aprendizagem requer precisa nascer de um interesse, de uma necessidade de saber, de um querer alcançar determinadas metas. Logo, despertar psicologicamente o indivíduo para algo é o objetivo da motivação. Com referência ao objeto da aprendizagem, isto é, a matéria a ser aprendida, a motivação foi classificada em dois tipos, conforme Campos (1987). Que tipos são estes?
FONTE: CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987.
Soluções para a tarefa
Motivação intrínseca: é quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. Por conseguinte, a razão para se esforçar estánaquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas
TÓPICO 1 | TIPOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM13informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algonovo. Esta motivação está consorciada com um tipo de aprendizagem mais signicativaemaisconstrutiva.Cabeaoprofessorapontaraosalunososaspectossignicativos da matéria a ser estudada, porque desta maneira despertará osmotivos próprios do estudante, que se vai dedicar ao estudo da mesma. Porexemplo, no estudo da história natural, mostrará os aspectos interessantes dosfenômenosnaturais,dosanimais,dasplantas.Motivação extrínseca:éamotivaçãoexternaàprópriaatividadedaaprendizagem,não resulta do interesse pelo conteúdo em si. É composta por fatores externosà própria matéria a ser aprendida. Estar motivado por recompensas ou metasexternas,emumprimeiromomento,podelevaroalunoarealizarasatividadesescolares.Contudo,oefeitodesseinteressepodeserpassageiro,ouseja,oalunosó estará envolvido na aprendizagem quando precisar alcançar o que deseja,por exemplo, uma viagem de férias, um ponto na média, um brinquedo novo.Esse tipo de meta faz com que os alunos se envolvam menos na solução de problemascommaiorníveldecomplexidade.