Matemática, perguntado por Dani76561, 1 ano atrás

Mostre que f é bijetora, econtre a inversa f^{-1} esboce os gráficos de f e f^{-1}

f: [0,1] ----> [3,8] , f(x)=5x+3

f: [1,+oo] -----> [1,+00] , f(x)=|x+9|


EM4N03L: Olá, estou sem tempo para fazer e responder mas posso te dar o caminho, as duas são bijetoras pois cada elemento do dominio se relaciona com apenas outro do contradominio e não sobra ninguém. A primeira função é uma função do primeiro grau, é uma reta basta colocar os pontos no plano e ligá-los, para fazer a inversa dela, você troca o x pelo y e isola o y.
EM4N03L: A segunda função f também é bijetora pelo mesmo motivo.
Dani76561: okkkkk
Dani76561: ajudou muito
Dani76561: muito obrigada

Soluções para a tarefa

Respondido por adjemir
3
Vamos lá.

Veja, Dani, que a questão do item "a" já havíamos respondido em uma outra mensagem sua. Vamos apenas fazer os gráficos dela e da sua inversa, pois o que fizemos numa outra mensagem sua não saiu "a contento" no WolfranAlpha , pois eu não soube "informar pra ele" o domínio de cada uma das funções.
Vamos, então, agora, apenas construir os dois gráficos, mas um gráfico por vez, pois com da forma que fizemos na sua outra mensagem (os dois gráficos num só sistema cartesiano) não saiu "a contento" como já dissemos acima. Então vamos aos gráficos da função do item "a", que é esta:

a) f(x) = 5x + 3, cujo domínio é: [0; 1] . O gráfico é este só para esta função (veja que ela é bijetora, pois o seu conjunto-imagem [3; 8] vai ser igual ao contradomínio. Ou seja, a função "f" é esta: f: [0; 1] ---> [3; 8], f(x) = 5x+3.
Veja o gráfico dela [((x) = 5x+3, no intervalo dado [0; 1]).

http://www.wolframalpha.com/input/?i=graphic+f(x)+%3D+5x%2B3,+0+%3C%3D+x+%3C%3D+1

b) A sua inversa, que também já havíamos encontrado, e que é esta:

f⁻¹(x) = (x-3)/5, no intervalo [3; 8]. Veja o seu gráfico abaixo:

http://www.wolframalpha.com/input/?i=graphic+g(x)+%3D+(x-3)%2F5,+3+%3C%3D+x+%3C%3D+8

b) f(x) = |x+9|, sendo a função "f" caracterizada assim:

f: [1; +∞) ---> [1; +∞). Ou seja, neste intervalo a função é bijetora, pois cada elemento do domínio está indo numa só imagem no contradomínio, o que faz com que a função seja bijetora (conjunto-imagem igual ao contradomínio).
Agora vamos trabalhar com a expressão dada, que é esta:

f(x) = |x+9|

Você se lembra que quando trabalhamos com funções modulares temos isto:

 |x| = x, se x ≥ 0;
 e
|x| = -x, se x < 0.

No caso acima, estamos vendo que se o domínio é para "x" maior ou igual a "1" (veja que o domínio é [1; +∞) ), o que demonstra que poderemos utilizar apenas a primeira hipótese acima, que é: |x| = x, se x ≥ 0, concorda?

Então, utilizando apenas a primeira hipótese, iremos ter que:

f(x) = x + 9, para "x" enquadrado no seguinte intervalo: 1 ≤ x < +∞

Veja o gráfico desta função no endereço abaixo (pois aqui no Brainly, como já informamos antes, não sabemos construir gráficos):

http://www.wolframalpha.com/input/?i=graphic+f(x)+%3D+x+%2B+9,+1+%3C%3D+x+%3C%3D+1000000

Ora, mas como a função, por causa do intervalo de "x" se resumiu em f(x) = x + 9, então a sua inversa é bem fácil de encontrar. Seguindo as regras de função inversa, teremos:

f(x) = x + 9 ---- trocando f(x) por "y", temos;
y = x + 9 ----- trocando "y" por "x' e "x" por "y", teremos:
x = y + 9 ---- passando "9" para o 1º membro, temos:
x - 9 = y --- ou, invertendo-se, o que dá no mesmo:
y = x - 9 <--- Esta já é a inversa procurada, no intervalo [0; +∞).

Trocando "y" pelo símbolo conhecido de inversa, teremos:

f⁻¹(x) = x - 9

Vamos, também, construir o seu gráfico no endereço abaixo, no intervalo fechado  [1; + ∞). Veja aí em baixo.

http://www.wolframalpha.com/input/?i=graphic+f(x)+%3D+x+-+9,+1+%3C%3D+x+%3C%3D+1000000

É isso aí.
Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.


Dani76561: Muito obrigada meu amigo. Ficou bem claro a resposta!! Muito obrigada .
adjemir: Dani, os dois primeiros gráficos [de f(x) = 5x+3 e de f^(1)(x) = (x-3)/5, os dois gráficos estão obedecendo perfeitamente ao intervalo que demos. Contudo, nos dois gráficos últimos gráficos [de f(x) = |x+9|, que termina sendo f(x) = x + 9 (por causa do intervalo)] e de sua inversa f^(-1)(x) = x - 9, eles não estão obedecendo ao intervalo que demos.
adjemir: Faremos o seguinte: nos dois últimos gráficos, que são das funções f(x) = |x+9| que ficou, por causa do intervalo de "x", sendo f(x) = x + 9, e o da sua inversa f^(-1)(x) = x - 9, vamos colocar, no lugar do infinito um número bem alto, por exemplo igual a 1.000.000, pra ver se o gráfico obedece ao intervalo que estamos colocando, ok?
adjemir: Continuando.... Mas lembre-se: o "1.000.000" colocado está no lugar do "+infinito". Estamos colocando "1.000.000" apenas para ver se os dois gráficos obedecem aos intervalos que colocamos, ok? Então vamos editar a nossa resposta para colocar esse limite superior (1.000.000) no lugar do "+ infinito", ok? Aguarde.
adjemir: Pronto. Parece que o problema do WolfrahAlpha é com o "infinito", que ele não reconhece. Note que quando editamos e colocamos "1.000.000" no lugar do "+infinito" ele reconheceu bem direitinho, ok?
adjemir: Agradecemos à moderadora Camponesa pela aprovação da nossa resposta. Um cordial abraço.
Perguntas interessantes