Mortalidade por infarto nesse período de 2019
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um estudo brasileiro
Explicação:
mostra que as mortes por doenças cardiovasculares aumentaram significativamente durante a pandemia de Covid-19 nas seis capitais avaliadas. São elas: Manaus (AM), Belém (PA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Recife (PE) — escolhidas por terem sido especialmente afetadas pelo coronavírus nos primeiros meses da crise atual.
A pesquisa foi realizada pelas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Minas Gerais (UFMG), pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley, na Paraíba. Os dados foram extraídos dos cartórios de registro civil, por meio da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Os cientistas basicamente compararam a quantidade de mortes por infarto, AVC e problemas cardiovasculares não especificados de 17 de março a 22 de maio deste ano com o mesmo período de 2019.
Manaus é a cidade que mais viu os óbitos por essas causas crescerem: 132% a mais do que no ano passado. Em seguida, vêm Belém (126%), Fortaleza (87,7%), Recife (71,7%), Rio de Janeiro (38,7%) e, por último, São Paulo (31,1%).
De acordo com o cardiologista Marcelo Queiroga, presidente da SBC, quando a pandemia começou, verificou-se uma redução nos atendimentos hospitalares de AVC e ataques cardíacos. “Mas nós queríamos saber se a quantidade desses problemas havia diminuído ou se as pessoas estavam morrendo dentro de casa”, explica o cardiologista.
COLOCA O QUE VC ACHAR MELHOR