História, perguntado por brasilescola383, 2 meses atrás

Morra a polícia! Abaixo à vacina [...].

O trecho do livro Os bestializados, de José Murilo de Carvalho, se reporta à reação popular que gerou a Revolta da Vacina, cujo(s) antecedente(s)

A) foi a intensa participação política dos setores populares beneficiados com a Proclamação da República.

B) foi a insatisfação do povo com o Governo Rodrigues Alves, que anulou as grandes conquistas econômicas do governo anterior, de Campos Sales.

C) foi a redução de obras públicas do Governo Rodrigues Alves, provocando o desemprego.

D) foram os métodos arbitrários do governo usados na urbanização e no saneamento do Rio de Janeiro.

E) foi o fracasso do Dr. Oswaldo Cruz na erradicação da febre amarela e da peste bubônica, gerando a revolta popular.

Soluções para a tarefa

Respondido por DarkEden
5

Resposta:

D) foram os métodos arbitrários do governo usados na urbanização e no saneamento do Rio de Janeiro.

O governo de Rodrigues Alves foi destacado pelas reformas sanitaristas, principalmente pela campanha de vacinação obrigatória (que ocasionou a Revolta da Vacina), promovida pelo médico sanitarista e ministro da Saúde Oswaldo Cruz, e pelas reformas urbanas do Rio de Janeiro, realizada sob os planos do prefeito da cidade, o engenheiro Pereira Passos.

Resolução GeekieOne

Respondido por Guimasf
1

A Revolta da Vacina ocorreu durante a República Velha e foi um dos principais movimentos ocorridos naquele período. Ocorreu no contexto da Reforma Urbana de Pereira Passos, sendo causada pela forma arbitrária como foi conduzida. Não foi uma revolta contra as reformas ou contra a vacina em si. Letra D está correta.

Revolta da Vacina

Ocorreu no Rio de Janeiro em 1904 e teve caráter popular. Ela foi fruto do contexto de opressão que os mais pobres viviam. A urbanização levou ao despejo de famílias que tiveram que se mudar para locais distantes. Foi nesse momento que a ocupação das favelas foi incrementada.

Os aluguéis e o custo de vida também aumentaram, sufocando a população. As campanhas de saneamento e vacinação ocorriam de forma autoritária com casas invadidas e sem esclarecimentos e explicações para a população.

O descontentamento levou a população sair às ruas e protestar. Bondes foram derrubados, edifícios foram depredados e houve enfrentamentos com a polícia. O governo acabou controlando a revolta e prendendo alguns participantes.

Leia mais sobre a Revolta da Vacina: https://brainly.com.br/tarefa/39745965

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes