História, perguntado por cauabrayan2525, 4 meses atrás

Monumento Píer de Iemanjá, Qual a localização? Tem algum motivo para esse local? Qual

Soluções para a tarefa

Respondido por maiquearaujo896
0

Explicação:

Quem passa pela orla de Vitória, próximo à Ponte de Camburi, se depara com a imponente estátua de Iemanjá, com seus cabelos longos e vestido azul. No dia 02 de fevereiro, as religiões do Candomblé e da Umbanda comemoram o dia da padroeira dos pescadores.

A estátua em Vitória já tem 32 anos de idade. Em 1988, a estátua foi encomendada pelo prefeito de Vitória, na época, Hermes Laranja. O objetivo era homenagear os praticantes dos cultos afro-brasileiros do Estado. O monumento tem 3,60 m de altura, além da base.

O píer, com largura variando entre 4,70 metros e 4,10 metros, quando inaugurado, tinha como objetivo atenuar problemas de erosão na praia de Camburi, causados por mudança no regime das correntes, considerada como provável conseqüência de aterros realizados no Porto de Tubarão.

Em 1988, o píer foi institucionalizado como ponto turístico, com a inauguração do Monumento a Iemanjá. Segundo registra Willis de Faria, em “Catálogo dos Monumentos Históricos e Culturais da Capital”, o monumento é uma homenagem às tradições afro-brasileiras. A “rainha do mar” apresenta-se de corpo inteiro e mãos abertas, com suas vestes na cor azul celestial.

O monumento, em concreto armado, foi concebido por Iannis Zavoudakis, artista de nacionalidade grega, radicado no Espírito Santo. Traz como inscrição a frase “A luz do sol ilumina a terra, a luz de Deus os que tem fé.

ESPERO TER AJUDADO ♥️ SEGUE EUU ❤️

Perguntas interessantes