Monte TODO o processo inflamatório levando em conta o antígeno, e toda quimiotaxia ocorrida até a cura
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Quando as bactérias entram em contato com o fluido intersticial mata algumas células saudáveis. As células na presença das bactérias liberam substâncias químicas, que são mensageiros químicos(citocinas) que indicam que algo aconteceu com as células.
Os mastócitos podem ser ativados pelas citocinas ou pelas moléculas secretadas pelas bactérias. Quando ativados, liberam a histamina.
A histamina vai para as células endoteliais, que alinham seus capilares, e isso faz com que elas se afastem umas das outras, causando a dilatação dos capilares(vasodilatação). A vasodilatação faz o fluido se acumular e a parede dos vasos fica mais porosa, fazendo coisas que antes não atravessavam o vaso passarem a atravessar.
As substâncias do líquido intersticial entram pelos poros do vaso( moléculas liberadas pelas bactérias e citocinas). Com isso, os leucócitos do sangue, principalmente os neutrófilos, são atraídos por essas substâncias químicas. Como o espaço entre as células da parede do capilar está aumentando, os neutrófilos começam um tipo de rolamento pela parede do capilar que é chamado de marginalização.
Eles rolam e grudam nas paredes. Se espremem entre lacunas da parede e isso é chamado de diapedese, ou extravasamento ou migração.
Espremidos nas lacunas da parede, eles podem fagocitar as bactérias e apresentá-las em sua superfície.
Não só os neutrófilos chegam na área de acumulação de fluido. Os linfócitos T e B também chegam e fazem marginalização, diapedese e são ativados e podem ativas o sistema imunológico específico.
O fluido dos capilares também passa para o lado do fluido intersticial, esse fluidez é chamado de exudase e isso se torna o calor, vermelhidão e edema.